Equipe multidisciplinar vence competição com proposta de despoluir mares

08/07/2020 13:54

Imagina se o tênis que você está usando tivesse despoluído 100 litros de água do oceano? Essa pergunta abre o pitch da equipe vencedora do Innovathon Brasil, maratona voltada à soluções inovadoras para garantir qualidade de vida, produtividade e melhoria da sustentabilidade dos oceanos. A equipe multidisciplinar Biorrefinaria de Algas inclui pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e participará da final mundial do Innovathon, a ser promovida em 2021.

“A nossa solução pretende despoluir as águas contaminadas por esgotos utilizando macroalgas filtradoras. A biomassa produzida por essas algas será utilizada como matéria prima sustentável para a produção de biopolímeros”, explica Mariele Canal Bonfante, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC (PGMAT).  “A biorremediação por algas é uma técnica já conhecida, e a grande inovação da nossa proposta é a criação de um cadeia de valor regenerativa, que vai muito além da biorremediação. Estamos propondo o cultivo de algas em consórcio com a produção de ostra, melhorando a produtividade dos maricultores. Vamos utilizar algas nativas de Santa Catarina”.

Durante a Innovathon, nos dias 27 e 28 de junho, a equipe teve apoio de empresas que se validaram a ideia, como a Fazenda Marinha Ostravagante e a Aresta Equipamentos, ambas de Florianópolis. A gigante do setor calçadista, Grendene, também está interessada em utilizar os biopolímeros produzidos pela solução proposta.

Contexto

Santa Catarina detém 95% da produção de moluscos no país. Outra fonte de renda para o estado é o turismo, porém em 2019, houve um aumento de 50% no número de praias contaminadas por esgoto. A fim de melhorar essa realidade, a UFSC vem se voltando para a pesquisa oceanográfica com uma série de iniciativas, como os vários projetos do Laboratório de Ficologia (LAFIC) e do Veleiro Eco. Em suas expedições, foram sendo formados pesquisadores de áreas tão diversas quanto Biologia, Oceanografia, Design, Engenharia de Materiais, Química e Alimentos. No início de 2020, parte do grupo cursou a Disciplina Ecoando Sustentabilidade – promovida dentro do programa CAPES-PrInt – e, durante uma expedição com o Veleiro Eco, identificou áreas com baixas concentrações de oxigênio nas águas costeiras da Ilha de Santa Catarina.

A etapa nacional do Innovathon despertou o interesse dos alunos em buscar uma solução para a poluição identificada. É neste contexto que a ideia tomou como foco os benefícios ambientais da Biorremediação e do Desenvolvimento Integrado de Produtos.

Interdisciplinaridade

Além de Mariele, integram a equipe os seguintes pesquisadores: Edilene de Souza Leite, graduanda em Ciências Biológicas; Henrique de Medeiros Back, doutorando do PGMAT; Matheus Joaquim Wolf, graduando em Engenharia de Materiais; Lyllyan Santos Rocha mestranda do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia; e Ronaldo Martins Glufke, egresso do curso de Design e atualmente professor na UFSM. Todos têm ligação com a UFSC, assim como a equipe de apoio, composta pelos Professores Luiz Salomão R. Gomez, do Departamento de Design, Orestes E. Alarcon, do Departamento de Engenharia Mecânica, e Paulo Horta, do Departamento de Botânica; e por Mirelle Dogenski, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Alimentos. O mentor da Biorrefinaria de Algas foi Victor Gonçalves, head de Inovação e Agilidade do Grupo Verity, além de docente em duas universidades.

“Nosso mentor padrinho, Victor, nos ensinou muito sobre estratégia empresarial e nos guiou de forma certeira até chegarmos na solução apresentada. Também ficamos muito felizes em perceber o alinhamento dos organizadores com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ressalta Mariele, cuja graduação foi em Engenharia Mecânica. Por sua vez, Matheus acrescenta: “Para mim, o Innovathon 2020 foi uma experiência fascinante. A oportunidade de desenvolver, de forma empreendedora, pesquisas elaboradas pela UFSC agregaram muito na minha experiência profissional”.

Assista aos outros depoimentos em vídeo:

Fonte: Equipe de Divulgação do EMC/UFSC. Acesse a matéria completa: Equipe multidisciplinar vence competição com proposta de despoluir mares.

Tags: Biorrefinaria de AlgasEngenharia de MateriaisEngenharia MecânicaInnovathon BrasilLAFICPGMATPPGEALufscUFSMUniversidade Federal de Santa Catarina