Ampera conquista MVM Special Award na Formula Student Online

18/08/2020 11:45

Ampera Racing recebeu o prêmio Most Innovative Electric Drivetrain Concept Special Award na Formula Student Online, finalizada dia 8 de agosto de 2020. Única representante do Brasil nas finais na competição  internacional, a equipe sediada no Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina ficou na 4ª posição geral, na 2ª colocação nas provas estáticas ligadas ao conhecimento de projeto e seu gerenciamento, e nas 3ᵃˢ posições tanto no Engineering Design Event e no Business Plan Presentation Event.

“Ficamos absolutamente felizes e orgulhosos com esse resultado. Conseguimos provar que o nível da engenharia brasileira está no mesmo patamar das gigantes alemãs, como TUM (Universidade Técnica de Munique)RWTH Aachen (Universidade Técnica de Aachen) e DHBW Stuttgart (Universidade Estadual Cooperativa de Baden-Württemberg). Deixamos para trás times grandiosos, que estão no topo do ranking mundial”, disse Christian Baggio, Head de Aerodinâmica da Ampera, que reúne cerca de 45 participantes.

“Nossa participação na Formula Student Online é um feito inusitado desde sua concepção. A competição, por si só, também é inusitada. A atual pandemia trouxe sérias consequências ao mundo como um todo, e o nicho das competições estudantis não ficou de fora. Anunciada por duas grandes competições europeias – a Formula Student East e a Formula Netherlands – a Formula Student Online surgiu como uma oportunidade de ainda podermos competir durante o ano de 2020, apesar das limitações sanitárias e econômicas, para as equipes de ambos eventos”, acrescenta Luiza Branco, Analista de Marketing da Ampera Racing.

Desde o início da competição, em junho, a equipe direcionou esforços às duas principais provas da competição, Engineering Design Event e Business Plan Presentation Event. Tais provas consistem em entregas de apresentações por vídeo sobre, respectivamente, todos os subssistemas do carro e a gestão da equipe, e a apresentação de um plano de negócios, seguindo a temática proposta pelos organizadores. Após as entregas, houve um período de análise dos juízes e envio de perguntas sobre o projeto, ainda como parte da segunda etapa das provas citadas, em que a Ampera ficou em terceiro lugar, entre 21 equipes participantes. “Poder representar o Brasil e a nossa universidade nesse evento é motivo de muito orgulho e satisfação para a Ampera. A oportunidade de estar ao lado dos melhores, levando o nome da UFSC conosco é extremamente gratificante. Nada disso seria possível sem o apoio da universidade, dos nossos familiares e amigos”, acrescenta Luiza, aluna de graduação do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

“Esperamos que possamos transmitir a grandeza desse resultado para nossos stakeholders e receber mais investimento na equipe, para que continuemos nessa crescente evolução nas futuras competições presenciais. De qualquer forma, mesmo com as dificuldades na compra de novos componentes e sua importação, obtivemos um desempenho espetacular”, conclui Christian, também graduando do Departamento de Engenharia Mecânica.

Todos os resultados estão disponíveis no site oficial da Formula Student Online.  Assista a cerimônia de premiação aqui (a partir de 1:19:10, depois das Fun Activities).

Fonte: Divulgação EMC/UFSC. Acesse a matéria: Ampera conquista MVM Special Award na Formula Student Online.

Tags: Ampera RacingDepartamento de Engenharia MecânicaFormula Student Online