Egresso do CTC é contratado como pesquisador por universidade holandesa

16/09/2020 11:54

O Engenheiro de Materiais Daniel dos Santos Avila, graduado no Departamento de Engenharia Mecânica e egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da UFSC, foi contratado pela Universidade Técnica de Delft para trabalhar em pesquisa voltada a desenvolver novos tipos de aço de alta resistência. Durante sua vida escolar, Daniel cursou os ensinos Fundamental e Médio no sistema público e, agora, foi classificado em primeiro lugar entre 150 candidatos à vaga.

Intitulado “Physical understanding of microstruture formation for the development of advanced steel”, o projeto em que ele vai trabalhar é coordenado pela espanhola Maria J. Santofimia Navarro, professora-titular em Delft, a melhor universidade holandesa na área de Ciência e Engenharia de Materiais, segundo o ranking Shangai.

Na TU Delft, Daniel também fará doutorado, a partir de outubro. Por isso, comemora a exitosa defesa de sua dissertação de mestrado, na área de Metalurgia do Pó, feita por videoconferência no dia 31 de agosto deste ano. A tempo de assumir a vaga de pesquisador nos Países Baixos, o Engenheiro finalizou seu trabalho “Desenvolvimento de compósito de matriz ferrosa reforçada por carbeto de nióbio formado in situ durante a sinterização”, orientado pelo Prof. Dr. Aloisio Nelmo Klein, coordenador do LabMat (Laboratório de Materiais) e docente do PGMAT (Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSC). A banca avaliadora incluiu o Prof. Dr. Joao Batista Rodrigues Neto (Coordenador do PGMAT) e o Prof. Dr. Daniel Rodrigues (BRATS e IPT-SP), além do Prof. Klein (Presidente da banca) e do Prof. Dr. Cristiano Binder (Suplente).

“Talvez o diferencial da minha dissertação tenha sido o uso do nióbio”, comenta Daniel, referindo-se ao metal brilhante extraído, principalmente, do mineral columbita. Ele é utilizado em dispositivos médicos, como o marca-passo, na fabricação de joias, na produção de fios de ímãs supercondutores para máquinas de ressonância magnética e até nos aceleradores de partículas. O Brasil possui cerca de 94% das reservas mundiais de nióbio e também é responsável por grande parte da comercialização desse metal. Por não ter utilização comprovada desse elemento, em 1965, o governo permitiu que a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com o governo americano, explorasse as reservas de nióbio encontradas no solo brasileiro. Nos anos seguintes, a CBMM foi comprando a parte que cabia aos americanos e passou a ser a controladora mundial da comercialização do nióbio (Saiba mais em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/niobio.htm>).

Educação pública e de qualidade

Gaúcho, residente em Santa Catarina desde os 11 anos, Daniel cursou parte do Ensino Fundamental em Pelotas, no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil; e parte em Florianópolis, na Escola de Educação Básica Irineu Bornhausen. O Ensino Médio fez também na capital catarinense, na EEB Aderbal Ramos Da Silva. Na UFSC, cursou graduação em Engenharia de Materiais e fez mestrado no PGMAT. Foi nesta pós-graduação e por estímulo do orientador que ele tomou coragem para alçar voo rumo ao exterior. “O Prof. Klein fez doutorado na Alemanha e sempre falou da importância de se ter uma experiência internacional… Acho que devo à UFSC a base para ter sido aceito em Delft”, conclui o Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais (na foto).

Confira aqui a matéria original.

Fonte: Divulgação EMC/UFSC

Tags: Departamento de Engenharia MecânicaEngenharia de MateriaisPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de MateriaisUniversidade Técnica de Delft