Ampera Racing-UFSC está em busca de apoio e parcerias para crescer

24/09/2020 13:49

A Ampera Racing – UFSC SAE Elétrico, equipe de competição que atua no desenvolvimento de carros elétricos, quer aproveitar a boa performance em recente evento internacional para se consolidar e crescer. A equipe está em busca de apoios e parcerias para projetos mais complexos de engenharia, de auxílio financeiro para projetos de alto nível competitivo e também de mais espaço físico para construção de protótipos e desenvolvimento de ideias. No horizonte do grupo está a produção de um segundo carro – todo ano a Ampera produz um protótipo de carro elétrico – que poderá ser um veículo movido a energia solar ou um carro autônomo (driverless).

Esses planos foram apresentados no dia 9 de setembro, numa reunião virtual entre o estudante Eduardo de Castro, presidente-capitão da equipe em 2020, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, o secretário de Inovação Alexandre Moraes Ramos e o pró-reitor de Extensão Rogério Cid Bastos.

Eduardo reportou a participação da Ampera Racing na Formula Student Online, competição realizada no início de agosto e que envolveu 21 equipes de 16 países. A Ampera Racing, única representante do Brasil no evento, ficou no quarto lugar geral e recebeu um prêmio especial por ter apresentado o conceito de drivetrain mais inovador (Most Innovative Electric Drivetrain Concept Special Award). A competição teve provas estáticas, ligadas ao conhecimento de projeto e seu gerenciamento, e dinâmicas, feitas em simuladores.

O estudante revelou que neste ano, em função da situação de distanciamento social, uma das preocupações foi manter a motivação da equipe, mesmo “longe da oficina”. Ele destacou que uma das propostas do projeto de extensão é complementar o aprendizado da graduação, aprimorando a formação profissional, para aproximar os estudantes do mercado de trabalho. A mobilidade por veículos elétricos, segundo ele, terá grande impacto no futuro.

O reitor Ubaldo parabenizou a Ampera pelos resultados obtidos na Formula Student Online. “Fico muito satisfeito de ver uma equipe nossa participando de uma competição internacional e com boa classificação”, disse.

O pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, destacou o caráter multidisciplinar da equipe e a excelência do trabalho de recrutamento de voluntários, voltado inclusive a alunos de intercâmbio internacional. A equipe teve origem nos laboratórios do Centro Tecnológico (CTC) mas atualmente, além de estudantes de nove cursos de Engenharia, envolve alunos de quatro centros de ensino. Dos 46 membros atuais, três são estudantes de Psicologia, citou Eduardo.

O secretário de Inovação, Alexandre Moraes Ramos, afirmou que a secretaria de Inovação poderia ajudar a Ampera na busca e relacionamento com parceiros. Ele sugeriu que a equipe participasse do projeto Sinova UFSC Startup Mentoring, um programa de mentoria que visa conectar as ideias produzidas na universidade ao mercado. O projeto da Sinova tem envolvimento de várias entidades de representação empresarial e poderia ser um caminho para contato com potenciais investidores, disse o secretário.

Saiba mais na matéria do Universidade Já, da TV UFSC:

Clique aqui para ver a matéria original.

Fonte: Notícias UFSC

Tags: Ampera Racingcarro elétricoequipeInovação