Coperve promove lives para apresentar cursos da UFSC a candidatos a ingresso na instituição

05/10/2020 17:23

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá promover nas próximas semanas uma série de lives com coordenadores de cursos da instituição. A proposta é apresentar informações sobre a graduação, o perfil do aluno, o mercado de trabalho na área e campos de atuação aos candidatos a ingresso na Universidade.

A previsão é que as transmissões ocorram nos meses de outubro e novembro, mas o prazo pode ser estendido conforme a quantidade de cursos que aderirem à iniciativa. De acordo com o coordenador pedagógico da Coperve, Manoel Teixeira dos Santos, cerca de 50 coordenadores confirmaram participação até o momento. Para ele, esta é uma boa hora para a Universidade interagir com a comunidade. “Para se ter uma ideia, mesmo com cerca de 25 mil a 26 mil inscritos para pouco mais de três mil vagas, ainda assim, no último vestibular, cerca de 40% dos cursos não preencheram suas vagas. Isso também se deve ao fato de muitos cursos serem pouco conhecidos por grande parte da população”, explicou.

O público-alvo da série Diálogos – Conversando sobre o futuro são alunos que estão finalizando o Ensino Médio e desejam cursar uma universidade pública federal ou aqueles candidatos que já ingressaram no Ensino Superior e pretendem iniciar uma nova carreira. As apresentações começam na próxima terça-feira, 6 de outubro, a partir das 14h, com os curso de Enfermagem, Farmácia e Fonoaudiologia. O tempo médio de duração das transmissões deverá ficar entre 1h e 1h30.

As lives serão realizadas por meio de uma plataforma e projetadas para o público externo pelo canal da Coperve no Youtube (acesse aqui). No chat do canal, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas. Haverá uma equipe na moderação que ajudará a esclarecer outras dúvidas dos candidatos, mesmo que não relacionadas diretamente ao curso que está se apresentando. Não há necessidade de inscrição.

> Clique AQUI para acessar o canal da Coperve UFSC no Youtube

O coordenador pedagógico da Comissão ressalta que este é um projeto de grande relevância para a Universidade, uma vez que permite um contato mais efetivo com a comunidade externa e valoriza os diversos cursos de graduação que a UFSC oferece. “Muita gente acha que o ingresso em uma universidade pública é algo mais difícil de ser alcançado do que efetivamente é. Esta é mais uma maneira de aproximar a Universidade desse público que deseja cursá-la”, afirmou Manoel. A ação da Coperve tem apoio da Pró-Reitoria de Graduação, a qual é vinculada, e do Gabinete da Reitoria.

Live-piloto com alunos do Colégio de Aplicação

Uma live-piloto foi promovida no dia 22 de setembro com alunos do Colégio de Aplicação, de Florianópolis, e os coordenadores dos cursos de Administração e de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Para o professor Raphael Schlickmann, coordenador do curso de Administração, o formato de divulgação escolhido pela Coperve tornou mais acessível a participação dos estudantes, pois permitiu a eles fazerem perguntas pontuais a respeito de curiosidades ou dúvidas em relação aos cursos. “O formato de live é interativo e tem uma linguagem mais próxima do aluno do ensino médio. Acho a proposta bem interessante e valorativa, principalmente se comparada a uma forma tradicional de se captar a atenção do estudante: a mídia convencional”, salientou Raphael.

Na ocasião, Raphael destacou informações sobre o perfil e o mercado de trabalho para o futuro administrador. “Este profissional tem uma possibilidade de atuação bastante ampla. Além de áreas como Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Operações, há ainda a possibilidade de atuação no empreendimento do seu próprio negócio. É muito comum vermos egressos do curso criando sua própria empresa. O mercado abrange ainda startups, empresas grandes nacionais e multinacionais, organizações da sociedade civil ou do terceiro setor, organizações públicas, e as mais tradicionais, voltadas para área comercial, como vendas e varejo”, complementou.

A iniciativa da Coperve também é importante para apresentar ao público novas graduações. A exemplo do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, que ainda é pouco conhecido no Brasil, mas consolidado internacionalmente. O cientista de alimentos desenvolve atividades que vão desde a matéria-prima até o desenvolvimento de um produto finalizado, com técnicas de análise, de controle de qualidade e de gestão.

Segundo a coordenadora do curso, a professora Carmen Maria Olivera Müller, a realização das lives democratiza o acesso a essas informações. “Quando falamos de nossos cursos, falamos no contexto de uma universidade pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e socialmente referenciada. A universidade pública tem que fazer o seu papel de divulgar os cursos e de chegar a esses estudantes, das redes pública e privada, considerando que esses alunos muitas vezes não têm acesso à informação, não têm claro quais são as vantagens e as possibilidades para fazer parte de uma instituição como esta”, avaliou Carmen.

A transmissão piloto foi aprovada pelos alunos do Colégio de Aplicação. Para Matheus Reis Cezar Doré, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio, a proposta é importante neste momento de decisão e auxilia o candidato a reconhecer o curso de seu perfil conforme as aptidões. “Achei uma iniciativa muito boa, visto que muitos alunos do ensino médio ainda possuem dúvidas sobre alguns cursos e incertezas sobre o que querem ser. Questões sobre salários, o foco do trabalho e as exigências a cada aluno são fundamentais”, afirmou o estudante, que pretende cursar Arquitetura.

Confira a matéria original aqui.

Texto: Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC

Fonte: Notícias UFSC