Tese de egressa do CTC tem qualidade reconhecida pela CAPES

10/10/2020 19:22

Naiane Paiva Stochero recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2020, na área de Materiais, pelo trabalho “Desenvolvimento de espumas de casca cerâmica obtidas por espumação direta e gelcasting para produção de queimadores porosos radiantes”. A tese foi desenvolvida no Laboratório de Materiais Vitrocerâmicos (Vitrocer) e defendida em 2019, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Sob a orientação do supervisor do Vitrocer, Antonio Pedro Novaes de Oliveira, e coorientação de Elisângela Guzi de Moraes, Naiane desenvolveu espumas obtidas a partir do reaproveitamento da casca cerâmica (resíduo proveniente do processo de fundição de precisão). Esse novo material foi processado por meio de espumação direta e gelcasting de proteínas, procedimentos não convencionais. Os resultados mostraram que as espumas de casca cerâmica apresentam-se em uma faixa de permeabilidade típica de espumas de réplica polimérica e, portanto, são adequadas para a aplicação em queimadores porosos radiantes. O potencial de aplicação desses queimadores porosos incluem diversos processos industriais, tais como cozimento de alimentos, têmpera de vidros e tratamento térmico de metais, pois operaram em condições semelhantes aos queimadores convencionais, além de resistirem aos ciclos térmicos e às temperaturas impostas.

Em nota, a Capes afirmou que a contribuição de Naiane é de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação stricto sensu e do conhecimento científico de qualidade no Brasil. “Além disso, foram publicados 7 artigos indexados em revistas internacionais, o que atesta a qualidade do trabalho. Outro ponto importante é que quase em seguida à conclusão do doutorado, Naiane foi contratada por uma Universidade de nosso Estado”, acrescenta o Prof. Antônio Pedro, referindo-se ao fato de que sua ex-aluna hoje é professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Uniasselvi, na modalidade Ensino a Distância (EaD). Vale lembrar que Naiane fez doutorado e pós-doutorado no PGMAT, detentor de nota máxima (7) segundo avaliação da Capes, agência federal que avalia os cursos brasileiros de pós-graduação.

Sobre o Prêmio CAPES de Teses

De acordo com a Capes, a atual edição do prêmio registrou o maior número de inscrições da história: 1.421 teses foram submetidas à avaliação. Ano passado foram 1.142 e, na primeira edição, em 2006, apenas 228. “A quantidade crescente de teses mostra o apreço contínuo da Capes pela qualidade e pela competitividade da pós-graduação brasileira. Parabenizo a todos os participantes, em especial os vencedores, que se sobressaíram em um certame cada vez mais numeroso”, afirmou o presidente da instituição, Benedito Aguiar.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Fundação Carlos Chagas (FCC), a Comissão Fulbright e o Instituto Serrapilheira. Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Veja a notícia original clicando aqui.

Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC

Tags: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiaisteseufsc