UFSC e Ministério do Turismo firmam parceria para diagnóstico de transporte turístico no país

10/10/2020 22:42

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) do Departamento de Engenharia Civil, e o Ministério do Turismo firmaram parceria para o diagnóstico das condições de circulação e de conectividade em rotas turísticas no país. Publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 1º de outubro, o acordo de cooperação técnica contempla a realização de estudos e pesquisas relacionados ao planejamento do transporte turístico de passageiros.

O Ministério do Turismo encomendou o “raio-X” de 30 rotas turísticas estratégicas brasileiras, contempladas pelo Programa Investe Turismo. O plano de trabalho da UFSC envolverá o mapeamento, diagnóstico e proposições referentes aos modos rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, contemplando sua infraestrutura e pontos de apoio, regulação, iniciativas de fomento, bem como a integração multimodal. O cronograma do estudo compreende 24 meses. Com isto, a conclusão está prevista para setembro de 2022.

Em entrevista à Agência de Comunicação da UFSC, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressaltou que o trabalho a ser realizado pela Universidade irá ajudar a entender de forma mais assertiva quais as melhorias que precisam ser feitas, principalmente em um período pós-pandemia, para garantir infraestrutura adequada, conforto e segurança para o turista. “Desde o início da pandemia, o Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, tem agido para proteger os trabalhadores do setor, reduzindo os impactos econômicos da pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo em que atua para garantir a proteção dos turistas. Fomos um dos primeiros países do mundo a criar o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, que garante mais segurança aos turistas que já começam a viajar e frequentar locais que cumpram os protocolos necessários para a prevenção da Covid-19”, afirmou.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio destacou que a UFSC, por meio do Labtrans, reúne alto conhecimento técnico e experiência em infraestrutura e serviços de transporte em nível nacional. Ele frisa que a instituição já prestou relevantes entregas no setor, especialmente por meio dos TEDs firmados com a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MINFRA), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Portanto, ter a UFSC como parceira de primeira linha na melhoria da mobilidade e conectividade turística é fundamental, pois permitirá o maior aproveitamento das experiências obtidas e dos produtos elaborados no âmbito desses TEDs, promovendo ganhos de sinergia das ações governamentais e melhor aplicação dos recursos públicos federais”, avaliou.

Além do levantamento bibliográfico e da avaliação da atual situação legislativa, a ação tem ainda como metas: avaliação e diagnóstico da infraestrutura de transportes; desenvolvimento de base georreferenciada; diretrizes para estabelecimento de políticas públicas integradas para mobilidade e conectividade turística; estabelecimento de programa de integração multimodal; proposições para implantação de programa de conservação e manutenção de trechos rodoviários de interesse turístico; plano diretor de mobilidade e conectividade; e apoio técnico e capacitação aos setores públicos locais e entidades privadas ligadas ao turismo.

Atuação do LabTrans

Para o coordenador de projetos do LabTrans/UFSC, Rodolfo Nicolazzi Philippi, a escolha pelo Laboratório ocorreu pela vasta atuação com as entidades de transporte do setor federal, entre outras, servindo como referência para estudos desta ordem. Criado em 1998 pelo professor Amir Mattar Valente, o setor da UFSC tem como objetivo contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, com a pesquisa e a extensão nos setores de transportes e logística, “formando profissionais aptos a executar trabalhos de alta complexidade e relevância técnica de acordo com as necessidades do mercado”.

“Tendo a extensão universitária como um dos seus pilares, esta parceria com o Ministério do Turismo proporciona à UFSC a possibilidade de contribuir para o setor turístico do país. Além disso, proporciona aos técnicos e estudantes, envolvidos no projeto, a possibilidade de participação de um projeto de relevância nacional, trazendo experiência e bagagem para os atores do processo”, ressaltou Rodolfo. O coordenador do LabTrans destaca ainda a importância da iniciativa para o Governo Federal: “A presente proposta visa estruturar uma sólida base de informações e conhecimentos para o apoio ao do Ministério do Turismo no cumprimento de suas competências e missão, permitindo a criação de um ambiente favorável à tomada de decisões governamentais”, concluiu.

Veja aqui a matéria original.

Texto: Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC

Fonte: Notícias UFSC