PET-MA promove semana comemorativa de seus 40 anos de atividades

11/11/2020 22:15

Em comemoração aos 40 anos do Programa de Educação Tutorial – Metrologia e Automação (PET-MA), nascido originalmente no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, serão promovidas conversas com ex-membros do grupo, sobre os diversos caminhos que engenheiros podem seguir. Desde 10 de novembro de 2020, a cada dia da semana, um tema relacionado ao mercado de trabalho de engenharia será abordado em lives. Onze pessoas que fizeram ou fazem a história do PET-MA se reunirão virtualmente às 14h30 do dia 14 de novembro, na cerimônia oficial de aniversário.

As transmissões da semana comemorativa serão feitas pelo canal do PET no YouTube, com os links de acesso postados diariamente no evento do LinkedIn. O link para confirmação é: https://www.linkedin.com/events/pet-ma40anos6724695674862088192/

Ativo mesmo na pandemia

O PET-MA foi criado em 1980 pelo Professor Carlos Alberto Schneider, sendo um dos três primeiros grupos PET do país, hoje membro do Conselho Deliberativo da Alumni EMC (Associação de Ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e da Escola de Engenharia Industrial). Desde suas origens, o foco do grupo foi capacitar petianos de forma completa e avançada, para que desenvolvam qualidades como empreendedorismo, liderança, comunicabilidade, auto-organização e planejamento.

“O PET se diferencia de uma empresa júnior pelo recebimento de bolsas e verba pelo governo, o que faz com que os membros possam escolher em qual área realizam os projeto”, explica Matheus Vieira Domingues, líder do grupo que hoje tem 12 participantes.

Em 2005, o grupo original se dividiu em dois: PET-Metrologia e Automação e NEO Empresarial. Como consequência, o PET-MA reformulou seus métodos de trabalho a fim de manter seu padrão de excelência. Desde então, vem desenvolvendo projetos em parceria com laboratórios do Centro Tecnológico da UFSC e startups da região, atuando em diversos campos da Engenharia e aumentando a abrangência e multidisciplinaridade do grupo. A equipe conta com a orientação do Professor-Tutor Marco Antonio Martins Cavaco desde 2010, indo de acordo com a premissa do modelo tutorial de aprendizado proposto pelo Programa de Educação Tutorial.

Nos últimos anos o PET-MA vem focando sua atuação em projetos de tecnologia e inovação, mantendo a liberdade de escolha dos membros, mas diversificando seus clientes. Atualmente, as atividades do grupo abrangem os seguintes cursos: Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Eletrônica. Mesmo com a pandemia de 2020, o grupo não parou: promoveu conversas, mentorias e outras ações.

“Quanto aos projetos, tivemos um concluído: o Mapeamento de Calorímetros, feito com a Nidec/Embraco, que tinha como objetivo facilitar a análise de limite de compressores para os laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento deles”, conclui Matheus, que cursa a quinta fase de Engenharia Mecânica na UFSC. (Saiba mais sobre este projeto).

Leia a matéria original clicando aqui.

Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC

Tags: Centro TecnológicoEMCPET-MAUniversidade Federal de Santa Catarina