Professora do CTC lançará livro em inglês sobre termossifões e tubos de calor

11/11/2020 23:04

A Professora Márcia Barbosa Henriques Mantelli, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, lançará o livro Thermosyphons and Heat Pipes: Theory and Applications (Termossifões e Tubos de Calor: Teoria e Aplicações). A publicação deverá ser feita pela Editora Springer, em março de 2021. Ao longo de suas 454 páginas e 163 ilustrações, a obra inspira os leitores a adotarem abordagens inovadoras para solucionar problemas de transferência de calor, amplia a compreensão sobre os últimos avanços em tubos de calor e contém material suplementar a respeito de aplicações industriais.

A autora já atuou no grupo Satellite Thermal Control do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil). Entre suas funções no Instituto estava projetar dispositivos para controle de temperatura de equipamentos em satélites. Posteriormente, Marcia B. H. Mantelli ingressou na UFSC, onde ajudou na formação do Laboratório de Tubos de Calor (Labtucal/Lepten). Ela publicou mais de 200 artigos, dos quais mais de 70 em periódicos internacionais revisados ​​por pares.

Seu primeiro livro de autoria exclusiva será publicado nas versões e-book e capa dura pela Springer, uma das maiores editoras de conteúdo científico no mundo, com uma das mais completas coleções de e-books, bem como uma ampla variedade de periódicos e livros híbridos e de acesso aberto sob a marca SpringerOpen.

Sobre o livro

O livro “Termossifões e Tubos de Calor: Teoria e Aplicações” discute os fenômenos físicos que impulsionam os princípios de funcionamento de termossifões, tubos de calor e tecnologias relacionadas. Ele aborda aplicações como: racionalização do uso de energia na indústria, aquecimento solar de casas, diminuição do consumo de água em torres de resfriamento, melhoria do desempenho térmico de fornos e secadores industriais e domésticos e novos dispositivos para aquecimento de óleo e gás armazenados em plantas petroquímicas. Além disso, o livro também apresenta tecnologias de tubos de calor e termossifão para o gerenciamento térmico de dispositivos eletrônicos, desde equipamentos portáteis a aviões e satélites.

A primeira parte do livro explora os princípios físicos de funcionamento de termossifões e tubos de calor, explicando os modelos atuais de transferência de calor e resistência térmica.  Discorre sobre as novas tecnologias de tubo de calor e termossifão que foram desenvolvidas na última década para resolver uma miríade de problemas térmicos ambientais e industriais e em equipamentos eletrônicos. O foco então muda para as aplicações da tecnologia de termossifão, apresentando os modelos e simulações necessários para cada aplicação – incluindo veículos, eletrodomésticos, tecnologias de conservação de água e o controle térmico de casas e outras estruturas. Por fim, o livro aborda as novas tecnologias de mini/micro tubos de calor e dispositivos semelhantes (loop heat pipes), como novos modelos para previsão do desempenho térmico de meios porosos.

Saiba mais em: https://www.springer.com/br/book/9783030627720

Veja a matéria original no site do EMC.

Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC

Tags: Centro TecnológicoEMCLivroTermossifõesTubos de Calor