Alunos do CTC projetam cama hospitalar com troca automatizada de lençóis

17/11/2020 14:59

Pensando em minimizar o sofrimento de pacientes acamados que precisam ser deslocados para cadeiras a cada troca de lençóis, o Prof. Walter Lindolfo Weingaertner, do Departamento de Engenharia Mecânica propôs a alunos o desafio de buscar uma solução para o problema. Eles tiveram tanto êxito na automatização do processo que o outro orientador da equipe, o Prof. Milton Pereira, os incentivou a depositar pedido de Patente de Modelo de Utilidade junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), por meio da Secretaria de Inovação (SINOVA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tudo começou quando o pai do Prof. Walter precisou ser hospitalizado, aos 94 anos. “Lá, ele era erguido pelas enfermeiras e colocado em uma cadeira de rodas enquanto as atendentes arrumavam a cama. Foi neste estágio que surgiu a ideia de criar uma forma de automatizar a troca de lençóis sem tirar o paciente da cama”, conta o docente, na época coordenador do Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP).

O desenvolvimento do projeto se deu no segundo semestre de 2018, no âmbito da disciplina Projeto Integrado, ministrada pelo Prof. André Ogliari em conjunto com outros professores do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC). Nessa disciplina, estudantes são divididos em equipes de seis integrantes e executam projetos em temáticas e áreas diferentes, com base na metodologia PRODIP (Processo de Desenvolvimento Integrado de Produtos), desenvolvida no Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos (NEDIP).

No caso da cama hospitalar com troca de lençol automatizada, os alunos Bruno Ostetto Elias, Gabriel Vieira de Oliveira, Eduardo Vieira, Matheus Rutzen Reizer, Luis Flavio Pacher Hoffmann e Yuri Leonel Alves Morangueira – todos então na sétima fase – fizeram um estudo de soluções existentes, aplicaram questionários a 15 profissionais da saúde e propuseram uma alternativa que dispensava movimentações mais intensas dos pacientes. A cama que eles criaram é munida de uma maca lateral e de uma esteira que para promover a troca. O lençol se move lateralmente, permitindo que o paciente seja transportado junto com o lençol.

O trabalho foi desenvolvido ao longo de 4 meses, sob orientação específica dos Profs. Walter Weingaertner e Milton Pereira. O último viu no produto final a possibilidade de ser patenteado e encorajou o grupo a deflagrar o processo por meio da SINOVA da UFSC, mesmo que o modelo em CAD (sigla em inglês para “Desenho Assistido por Computador”) não pudesse ter sido fabricado junto com o desenvolvimento do projeto.

“A fabricação de um protótipo era um objetivo do grupo desde o início. Entretanto, devido aos custos para compra dos materiais e contratação dos serviços, a prototipagem foi abandonada”, explica Bruno Elias, hoje bolsista no Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA).

“Talvez no futuro pudéssemos ter uma disciplina ou alguma atividade que tivesse enfoque na prototipagem, testes e encaminhamento de pedidos de patentes das soluções propostas”, sugere o Prof. André. “Em termos gerais e não somente nesse projeto, a concessão de uma patente, além da oportunidade comercial para os autores (licenciamento da patente, por exemplo), mostra que nossas equipes têm condições de elaborar bons projetos e de encaminhar pedidos de patentes em nível apropriado das soluções propostas, de modo que muitos outros pedidos poderiam ser encaminhados, tendo em vista as boas ideias que são propostas nos projetos da disciplina”.

Especificamente sobre a nova cama hospitalar, foi solicitado ao INPI um registro de Patente de Modelo de Utilidade, título de propriedade temporária que vigorará pelo prazo de 15 anos contados desde a data de depósito. “O pedido de patente em questão tem como uma das titulares a UFSC e, neste sentido, qualquer uso deste por qualquer outra instituição/organização necessita de consulta à SINOVA, que representa a Universidade no que se refere à Propriedade Intelectual”, esclarece Caio Corrêa Costa, Assistente em Administração da referida Secretaria.

Confira a matéria completa no site do EMC.

 

Texto original: Heloísa Dallagnol.

Fonte: Divulgação EMC/UFSC

Tags: Cama hospitalarCentro TecnológicoDepartamento de Engenharia MecânicaUniversidade Federal de Santa Catarina