Artigo de mestranda do CTC é premiado com bolsa de estudos nos Estados Unidos

03/02/2021 14:17

Em concorrência para uma vaga na escola de inverno do Solid Waste Institute for Sustainability (SWIS), da Universidade do Texas, em parceria com o International Solid Waste Association (ISWA), a mestranda Eduarda Piaia, do Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos (LARESO), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC, foi uma das selecionadas com bolsa de estudos, sendo a única da América Latina.

O artigo intitulado “Os impactos da COVID-19 na Coleta Seletiva de um Município do Brasil: Estudo de Caso da Cidade de Florianópolis, Santa Catarina” foi etapa definitiva do processo seletivo para a bolsa de estudos e contou com a colaboração do orientador da mestranda,  Prof. Dr. Armando Borges de Castilhos Júnior e do co-orientador Prof. Dr. Willian Cezar Nadaleti, do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). A escola de inverno SWIS-ISWA terá lugar nas cidades de Irving, Garland, Lubbock e Grand Prairie, no estado do Texas (EUA), no período de 17 a 28 de janeiro de 2022.

O objetivo da escola é fornecer conhecimento avançado no campo da gestão de resíduos para um público internacional de especialistas em resíduos sólidos, contando com diversas visitas técnicas e troca de experiências em seu programa. Na edição de 2020, a escola contou com representantes de 75 países.

Eduarda Piaia, igualmente ex-aluna do curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, desenvolve sua dissertação de mestrado na área de reaproveitamento dos rejeitos da coleta seletiva do município de Florianópolis, na perspectiva de uso como Combustível Derivado de Resíduos – CDR, em fornos de cimenteiras.

Mais informações sobre o trabalho de Eduarda Piaia: <>

Tags: Bolsa de estudosCentro TecnológicoInternational Solid Waste AssociationPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AmbientalSolid Waste Institute for SustainabilityUniversidade do TexasUniversidade Federal de Santa Catarina