Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

11/02/2021 11:16

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas, a fim de dar visibilidade ao papel fundamental das mulheres na Ciência e na Tecnologia. Somente em 2021, a Universidade Federal de Santa Catarina passou a reconhecer a data em sua agenda oficial.

Durante muito tempo, as mulheres foram segregadas nos ambientes educacional e acadêmico, sendo julgadas, de maneira errônea, como intelectualmente inferiores aos homens e mais propícias para o serviço doméstico. O resultado disso foi que, até hoje, observa-se uma grande desigualdade de gênero no campo científico.

Celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é encorajar gerações mais novas a buscarem seu espaço nesse lugar, que é de todos. É também abrir espaço para a representatividade e a diversidade, tanto de pesquisadores quanto de temas de estudo.

Nesta data, a UFSC apresenta uma comissão formada para estabelecer políticas para a equidade e lança um curso para os estudantes de graduação sobre a temática e uma premiação voltada para mulheres. Saiba mais no link.

Tags: Centro TecnológicoDia Internacional das Mulheres e Meninas na CiênciaUniversidade Federal de Santa Catarina