Equipe da UFSC fica em segundo lugar em competição internacional

23/08/2021 11:49

A equipe DeepUFSC, liderada pelo professor Aldo von Wangenheim, do Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica (LAPIX) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital da UFSC (NCoD), obteve o segundo lugar na competição internacional Outdoor Semantic Segmentation Challenge, organizada pela Universidade das Forças Armadas Alemã (UniBW).

Ao todo, foram 56 participantes internacionais, e foi voltada à  Inteligência Artificial aplicada à Navegação de Veículos Autônomos em situações off-road. Os resultados da equipe DeepUFSC vão ser apresentados na próxima edição da Conferência de Reconhecimento de Padrões.

De acordo com a equipe, “a tarefa de interpretar corretamente cenas de estrada de terra do Interior, sem sinalização, com muitos buracos e sem marcação de pistas, é um grande desafio para os veículos autônomos e é um assunto de extrema importância para as pesquisas em navegação veicular autônoma em países em desenvolvimento, onde estes ambientes não estruturados são muito comuns. Se nós queremos que caminhoneiros do Interior tenham à sua disposição sistemas de auxílio à navegação que os apoiem em intermináveis estradas do interior do Brasil ou do interior da Índia ou África, ou que implementos agrícolas possam executar muitas funções de forma semi-autônoma, ou mesmo que veículos militares possam realizar operações de rotina com mais conforto e segurança, é muito importante que as tecnologias de navegação veicular autônoma e de apoio ao motorista, também chamados de ADAS, sejam capazes de lidar com situações off-road ou de estradas de chão. O LAPIX/UFSC entende que pesquisar tecnologias de navegação veicular autônoma para esses tipos de cenários é essencial para o Brasil.”

A DeepUFSC é composta pelos estudantes:

  • Juliana Marian Arrais (Formada em Física e graduanda de Meteorologia)
  • André Victoria Mathias (Mestrando, PPGCC)
  • João Gustavo Amorim (Mestrando, PPGCC)
  • Gabriel Machado (Mestrando, PPGCC)
  • Bruno Juncklaus (Mestrando, PPGCC)
  • Allan Cerentini (Doutorando, PPGCC)
  • Felipe Radovanovic (Graduando, Engenharia Eletrônica)
Tags: AlemanhacompetiçãoCTClapix