Centro Acadêmico e Coordenação de Engenharia de Energia da UFSC Araranguá visitam laboratórios do CTC
Na última semana, representantes do Centro Acadêmico de Engenharia de Energia e da coordenação do curso da UFSC Araranguá realizaram uma visita ao Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, em Florianópolis, com o objetivo de estreitar laços e avaliar possibilidades de cooperação entre os dois campi.

Centro Acadêmico e Coordenação de Engenharia de Energia da UFSC Araranguá visitam laboratórios do CTC em busca de parcerias. Foto: Engenharia de Energia/UFSC
A comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto importantes estruturas de ensino e pesquisa:
- LabTERMO: referência no ensino e pesquisa em ciências térmicas, com foco em termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor.
- LEPTEN/LabTUCAL: voltado a processos de conversão de energia, com destaque para pesquisas em energia solar, tubos de calor e eficiência energética.
- Instituto de Eletrônica de Potência (INEP): atua no desenvolvimento de conversores, inversores e acionamentos elétricos, aplicados em sistemas modernos de energia.
- LABEX/EEL: espaço experimental do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, utilizado para aulas práticas e projetos de pesquisa.
- LabPlan: especializado em modelagem e planejamento de sistemas de energia elétrica, envolvendo geração, transmissão e distribuição.
Durante a visita, foram discutidas possibilidades de compartilhamento de laboratórios para aulas práticas e pesquisas, além da abertura de oportunidades de estágio para estudantes de Engenharia de Energia de Araranguá dentro das instalações do CTC.
Outro momento marcante foi poder prestigiar o projeto Solar Butterfly, iniciativa internacional que percorre o mundo promovendo inovação e conscientização em energias renováveis.
A ação reflete o esforço conjunto da coordenação e do corpo estudantil em fortalecer a formação prática, incentivar a pesquisa aplicada e aproximar a graduação das demandas reais do setor energético e tecnológico.
Fonte: Engenharia de Energia – UFSC






