Departamento de Engenharia Mecânica recebe Forno de Aquecimento Resistivo único na América Latina

04/12/2014 12:06

Na última terça-feira foi realizada a entrega do primeiro Forno de Aquecimento Resistivo de Alto Vácuo da América Latina no Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC. Fruto de uma parceria com a Petrobras e de projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Departamento, ele é capaz de efetuar soldagem por difusão em altas temperaturas, pressão e vácuo. O forno entregue aos Laboratórios de Engenharia de Processos de Conversão e Tecnologia de Energia(LABTUCAL/LEPTEN) foi feito sob encomenda e é o único do mundo em suas especificações.

Tais especificações permitem que o forno desempenhe importantes funções. Uma das mais importantes é a capacidades de poder soldar trocadores de calor compactos, utilizados em diversos ramos da indústria, incluindo a petrolífera. É capaz de fazer soldas em aço inox em temperaturas de até cerca de 1700°C.

O forno já se encontra pronto para funcionamento e passará a ser utilizado a partir de fevereiro, quando técnicos da empresa alemã que o construiu treinarão os pesquisadores do LABTUBAL/LEPTEN a utilizá-lo.