UFSC implanta sistema de Desktop Gerenciado em computadores do campus

19/08/2015 16:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciou a implementação de um novo sistema de acesso a programas e dados em seus computadores: é o Desktop Gerenciado, que vincula o idUFSC de cada integrante da comunidade acadêmica a um perfil de usuário, garantindo acesso exclusivo e privacidade de arquivos pessoais. A nova funcionalidade visa reduzir os problemas gerados pela instalação de softwares piratas, que utilizam recursos de validação digital potencialmente nocivos à integridade dos sistemas operacionais.

Segundo o analista de Tecnologia da Informação (TI) da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC/UFSC), Rodrigo Gonçalves, a implementação do novo serviço de diretório nos computadores  ocorreu como alternativa ao fim do contrato com a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos. “Era uma medida que estava em estudo há certo tempo, pois reduz os gastos de manutenção e descentraliza os arquivos, facilitando o acesso de todos os usuários.”

Antes de optar pelo Desktop Gerenciado, os custos de manutenção eram estimados em torno de R$ 28 mil por mês – na maioria das vezes relacionados a problemas com programas irregulares instalados. “Muitos integrantes da comunidade universitária instalam softwares piratas sem sequer ter noção de que a própria Universidade possui versões gratuitas e autenticadas desses mesmos aplicativos”, conta Rodrigo. “Durante esses processos, muitas vezes são instaladas versões infectadas dos programas, deixando as máquinas lentas ou até inutilizáveis. O procedimento leva usuários leigos a acreditarem que há necessidade de manutenção física, e até que há necessidade de novos computadores.”

A instrução normativa 001/SeTIC/Proplan/UFSC/2015, estabelecida em junho, definiu que o sistema de gestão será aplicado nos computadores apenas por requisição de cada setor, e não substitui os arquivos pessoais de cada usuário. No primeiro semestre, o Desktop Gerenciado foi instalado em pelo menos 600 dos aproximadamente 12 mil computadores da Universidade – depois disso, não apresentaram mais problemas. Dentre os locais que já usam o novo método de acesso estão o Laboratório de Apoio à Informática (labUFSC) e a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC).

O Desktop Gerenciado concentra o acesso aos arquivos pela rede. Essa infraestrutura virtual está disponível em qualquer computador com conexão à internet. Como todas as informações estão armazenadas em um servidor exclusivo, os computadores passam a ter configurações mais seguras, evitando sobrecarga de espaço em seus discos rígidos e a instalação de programas nocivos ao sistema operacional.

Ao se implementar o Desktop Gerenciado, os arquivos pessoais presentes na versão anterior são transferidos para o idUFSC que solicitou a instalação do sistema; dessa forma, computadores compartilhados têm os dados concentrados no mesmo usuário, necessitando de backup externo a ser realizado por cada  indivíduo. O SeTIC passa a oferecer manutenção apenas para as máquinas com este sistema instalado. Os interessados em manter as formas de acesso anteriores deverão se responsabilizar totalmente pela conservação dos softwares instalados.

Apesar das restrições estipuladas a perfis de usuário, qualquer portador de um idUFSC pode solicitar a instalação de programas para acesso individual. Caso a Universidade já tenha adquirido a licença do software, basta abrir um requerimento especificando as devidas instalações. “Em casos de programas muito específicos a cada departamento, a SeTIC orienta a seleção das versões e o processo de compra, encaminhando as despesas aos setores responsáveis”, esclarece Rodrigo.

Os setores interessados devem abrir uma solicitação no Portal de Chamados da SeTIC. Para confirmar a instalação do Desktop Gerenciado, basta fazer login com o idUFSC e senha e seguir as orientações. Em uma data agendada, o computador é configurado de maneira totalmente remota, sem necessidade de deslocar técnicos nem de retirar equipamentos.

Mais informações: SeTIC.