Inaugurado o Eletroposto Car Port Ampera CTC

05/06/2018 15:05

Foi realizada nesta segunda-feira, 5 de junho, a inauguração do Eletroposto Car Port Ampera CTC, que tem como finalidade desenvolver pesquisas no campo de energia solar e permitir o carregamento de veículos elétricos.

Carregador BMW FOTO: Maria Heloísa Vieira/Nucom – CTC

A iniciativa foi da equipe Ampera Racing, coordenada pelo Professor Marcelo Lobo, que desenvolveu a concepção original do projeto e trouxe um de seus carros elétricos para que fosse testado no evento. Um dos parceiros para a sua realização, foi a BMW, que doou um carregador de veículos elétricos da marca.

O projeto completo do eletroposto foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina – FOTOVOLTAICA-UFSC, do Departamento de Engenharia Civil, comandado pelo professor Ricardo Rüther e que é pioneiro em pesquisas que envolvem o uso de energia solar.

O projeto contou com o apoio financeiro do Centro Tecnológico, que viabilizou a implantação da estrutura e suas instalações, executada pela Araxa Solar.

Carro de competição elétrico da Ampera Racing FOTO: Maria Heloísa Vieira/Nucom – CTC

O eletroposto permite o carregamento de baterias de carros e motos elétricos comerciais, como o BMW i3, Renault Twizy, Micro ônibus Elétrico Volare, além do veículo da equipe Ampera Racing e dos veículos elétricos de transporte interno da UFSC.

Da esquerda para a direita: Professor Ricardo Rüther, Henrique Miranda, Gustavo Rodrigues Nolla, Professor Edson Roberto De Pieri e Professora Graziela De Luca Canto FOTO: Maria Heloísa Vieira/Nucom – CTC

O evento foi realizado em frente ao prédio da FEESC, onde está localizado o eletroposto, e contou com a presença do Diretor do Centro Tecnológico, Professor Edson Roberto De Pieri, o coordenador do FOTOVOLTAICA – UFSC Professor Ricardo Rüther, os alunos líderes Gustavo Rodrigues Nolla e Rodolfo Levian Correa do Ampera Racing, com o gerente de conectividade e mobilidade da BMW, Henrique Miranda e da diretora do Departamento de Extensão da PROEX, professora Graziela De Luca Canto.

O evento contou também com a presença de vários alunos, técnicos e docentes.

FOTO: Maria Heloísa Vieira/Nucom – CTC