Tese da UFSC ganha Prêmio do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON

27/09/2018 18:00

Na Cerimônia de Abertura (18.09.2018) do 60° Congresso Brasileiro do Concreto, realizado em Foz do Iguaçu, PR, a Prof.ª Drª Carolina Noda Livi recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado na Área de Materiais, no concurso do ano de 2018. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON. O trabalho intitulado “Influência da Temperatura e Pressão na Hidratação e Desempenho Mecânico de Pastas para Concreto de Ultra-Alto Desempenho” foi desenvolvido sob orientação do Prof. Dr. Wellington Longuini Repette, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e contou com o envolvimento multidisciplinar de diferentes laboratórios da UFSC, entre eles: NANOTEC, LMCC e LEE (do Departamento de Engenharia Civil); LABMETRO, CERMAT e Vitrocer (do Departamento de Engenharia Mecânica), LCME e LSCM; além do Laboratório de Física Nuclear Aplicada da UEL-Pr.

A Doutora em Engenharia Civil Carolina Noda Livi e o Prof. Dr. Wellington Longuini Repette (PPGEC – UFSC) com a placa da premiação de Melhor Tese de Doutorado conferida pelo Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON.

Variando  parâmetros de cura térmica (como temperatura e tempo de espera) e pressão de compactação, ambos aplicados no estado fresco do material, os pesquisadores concluíram que é possível melhorar consideravelmente o desempenho mecânico de pastas para concretos de ultra-alto desempenho (CUAD – resistência à compressão superiores a 120MPa), logo nas primeiras idades, o que tem um impacto tecnológico importante quando se fala em industrialização e racionalização da construção civil, pois permite o atingimento de máximo desempenho do material num menor tempo de produção. Além disso, o estudo produziu avanços no conhecimento sobre a cinética de hidratação da matriz cimentícia e sobre a microestrutura do CUAD quando submetido a diferentes regimes de pressão e temperatura nas idades iniciais.