Melhorias realizadas no Laboratório LIICT

23/05/2019 14:59

No último mês foram realizadas algumas melhorias nas salas do Laboratório Integrado de Informática do CTC (LIICT).

As antigas mesas de aglomerado, das salas 2, 4, 5, 6, 8 e 9, que sofreram danos por causa de chuvas, receberam tampos novos de MDF, dessa forma houve um reaproveitamento das estruturas das mesas existentes. Esse trabalho de marcenaria foi executado pela Carpintaria da Prefeitura da UFSC, a quem agradecemos.

Os novos tampos das mesas foram redimensionados e assim foi possivel reposiciona-las, de modo que os alunos agora possam ficar de frente para o quadro e professor.

Também foram trocadas as cadeiras das salas 1 e 3, e está sendo feita gradativamente a fixação dos projetores no tetos das salas do LIICT, para melhorar a visualização. A primeira sala a receber essa nova fixação foi a sala 3.

 

 

Sobre o Laboratório

O projeto “Reengenharia do Ensino de Engenharia – REENGE” de 1995, preconizava a necessidade da difusão da cultura do uso de novas tecnologias em sala de aula, juntamente com outros projetos, como “Rede Tecnológica de Telecomunicação Interativa para a Competitividade: Projeto FINEP-RECOPE” de 1996. Mediante estas necessidades surgiu a criação do Laboratório de Ensino em 1996, chamado LIICT- Laboratório Integrado de Informática do Centro Tecnológico, para dar suporte ao uso de novas tecnologias em sala de aula do Centro Tecnológico da UFSC. Todas as salas foram equipadas com projetor de video, verdadeiros “canhões de projeção” como eram conhecido na época, e com rede cabeada para todos os PC´s. Nesta época a obsolescência destes equipamentos era muito rápida, necessitando upgrade frequentes, que associada a escassez de recursos financeiros dificultava a manutenção tanto de Hardware quanto de software. Estas manutenções, de toda natureza, eram feitas pelo STAE, Rosembergue Souza, nosso “Bergue”, que se desdobrava para recuperar e colocar em funcionamento os equipamentos do LIICT. A expansão do LIICT era necessária, considerando o número crescente de disciplinas atendidas, então em 1997 foi proposto pelo INE um projeto FUNGRAD departamental, cuja verba seria suficiente para implantação de mais um laboratório no LIICT, que permitiu a instalação de uma quinta sala. Após este período foram ampliados o número de sala e de equipamentos, renovados com recursos próprios do CTC, com a ampliação do próprio prédio do CTC, totalizando as atuais 7 salas de ensino, hoje com computadores robustos e baixa manutenção.