Curso de Qualificação para utilização do Moodle no presencial
Apresentação:
Dividido em 4 módulos, o curso ocorre na modalidade semipresencial, desenvolvido no Moodle-UFSC. Contempla 2 encontros presenciais no formato de Oficinas, em laboratórios de informática do seu Centro.
O curso promove a aprendizagem como ação colaborativa, que ocorre por meio de situações dinâmicas de coeducação e cooperação, onde todos são mestres e aprendizes simultaneamente.
Tem como objetivo principal de aprendizagem o desenvolvimento de competências para a utilização de ferramentas tecnológicas nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que promovam a agilidade e rapidez no seu dia a dia.
Cronograma
Totalmente gratuito, a primeira turma conta com 100 vagas. O período de inscrições é de 03/02/2015 a 08/03/2015 e as atividades iniciam dia 09/03/2015.
Esse curso tem carga horária de 72 horas das quais 8 (oito) horas serão trabalhadas na modalidade presencial e 64 (sessenta e quatro) horas na modalidade à distância. Cada módulo tem duração prevista de 1 mês.
A carga horária e a ementa de cada módulo e momento presencial são apresentados no quadro a seguir:
Abertura – Presencial 1 | 2h | Aula inaugural e apresentação do programa. | 09/03/2015 17h30
Auditório FEESC |
1º Módulo | h/a | Ementas | |
Fundamentação teórica e planejamento de desenvolvimento de AVEAs para o ensino e para gestão de projetos. | 16h | Educação e gestão de projetos: fundamentos tecnológicos. O uso do Moodle no ensino presencial e na gestão de projetos. Planejamento de AVEA para disciplinas e para gestão de projetos. | 09 a 31/03/2015 |
2º Módulo | h/a | Ementas | |
Seleção e produção de recursos didáticos. | 16h | Utilização de ferramentas de autoria internas do Moodle. Estratégias de ensino e de aprendizagem com recursos didáticos. Utilização de ferramentas básicas de autoria. | 01 a 30/04/2015 |
Presencial 2 | 3h | Oficina de ferramentas de autoria. | 25/04/2015 |
3º Módulo | h/a | Ementas | |
Organização de conteúdos e Ferramentas de avaliação. | 16h | Recursos tecnológicos disponíveis para pesquisa e prática docente. Repositórios de objetos de aprendizagem. Ferramentas avançadas de autoria. Ferramentas de atividades, interatividade e colaboratividade do Moodle. | 03 a 31/05/2015 |
4º Módulo | h/a | Ementas | |
Recursos e ferramentas do Moodle | 16h | Estratégias de utilização de recursos e ferramentas do AVEA na avaliação. Ferramentas de acompanhamento e avaliação do aproveitamento acadêmico. | 01 a 30/06/2015 |
Presencial 3 | 3h | Aprendizagem, avaliações e melhores AVEAs | 04/07/2015 |
TOTAL | 72h |
Vantagens:
Se você é um docente que está em estágio probatório, sabe que a qualificação profissional é um dos quesitos avaliados, além disso, estará aprimorando sua didática integrando as Tecnologias Educacionais no seu exercício de docência.
Para os docentes já usuários do Moodle, ganham em conhecimento e agilidade na prática docente, utilizando controle de presença, organizando os conteúdos didáticos no espaço virtual e disponibilizando organizadamente para seus alunos, recebendo as tarefas direto no Moodle, podendo avaliar e comentar nesse espaço, principalmente na gestão do Sistema de notas: Relatórios, Categorias, Escalas… são muitos recursos disponibilizados, você já usa alguns e aprenderá a usar todos que lhe parecerem convenientes.
Também esta aberto a servidores da UFSC que podem ganhar em conhecimento e agilidade no dia a dia das atividades de secretaria dos cursos e poderão auxiliar os professores em suas tarefas.
Atividades
A partir dos conhecimentos adquiridos você será desafiado o tempo todo a conhecer novas ferramentas e recursos tecnológicos. Irá testar seus conhecimentos na prática, montando um ambiente virtual didaticamente planejado para sua disciplina ou projeto de pesquisa.
Para as atividades do curso você terá um espaço novo dentro do Moodle, para iniciar seu planejamento e construir pouco a pouco conforme for transcorrendo o curso. Mas, se você já tem um espaço de uma disciplina e desejar fazer lá as atividades, também será possível. Incluirá nossa tutora como visitante e ela irá orientar e avaliar suas atividades.
Também poderá, se assim desejar, trabalhar com dois espaços ao mesmo tempo, um para a disciplina e outro para um projeto.
Durante o primeiro módulo do curso explicaremos os detalhes da metodologia e auxiliaremos você na definição de seu espaço virtual para as atividades.
Orientação e modelo de tutoria:
O modelo de tutoria desenhado prevê suporte necessário para que construa seus conhecimentos, exercite suas habilidades e desenvolva suas competências.
Os tutores estarão disponíveis para atendimento virtual diariamente, retornando suas solicitações no prazo máximo de 24 horas. Também haverá plantão para atendimento presencial semanalmente, durante todo o programa.
E nas oficinas presenciais, os tutores estarão à frente das atividades de orientação e conclusão das mesmas.
Tempo de dedicação
O programa está estruturado de maneira que exigirá uma dedicação de no mínimo 4 horas e no máximo 6 horas semanais entre estudo e atividades didáticas. Também exigirá sua presença nas Oficinas presenciais, que serão 3 durante todo o curso.
Bem, agora que você já conhece nossa proposta de capacitação, organize-se para participar e desfrutar de todos os conhecimentos que estão prontos para você se apoderar.
CLIQUE AQUI PARA CONFIRMAR SUA PARTICIPAÇÃO ( Período de inscrição de 03/02/2015 a 08/03/2015)