Introdução

1. INTRODUÇÃO

 

O Centro Tecnológico vem apresentando dificuldades com relação à correta coleta e destinação de resíduos sólidos gerados em sua área.  Os resíduos são responsabilidade de todos, desde o gerador até os envolvidos em seu gerenciamento e disposição final, e vêm fazendo parte de importantes discussões sobre a temática meio ambiente

 

A Direção do Centro Tecnológico, motivada por esta preocupação, solicitou à Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental (EJESAM) a realização de diagnóstico para identificar as quantidades de resíduos sólidos produzidos, resultando em um relatório final. Tendo como base esse estudo, foi elaborado o Plano de Gestão de Resíduo de Sólidos do CTC (PGRS-CTC), com todas instruções necessárias para facilitar o processo do gerenciamento de resíduos no âmbito do Centro Tecnológico.

 

Com base nos documentos anteriores apresentamos a seguir um resumo dos procedimentos de gerenciamento de resíduos abordados no PGRS-CTC em forma de cartilha, para facilitar e agilizar o funcionamento, gerenciamento e descarte no âmbito desta Unidade de Ensino.

 

Esperamos que, com a concretização de uma gestão efetiva e um gerenciamento eficiente de resíduos sólidos, sejam alcançados muitos benefícios, destacando-se o atendimento às normativas legais e técnicas na área ambiental, a fim de agir em prol saúde ambiental, evitar possíveis riscos de penalidades e gerar oportunidades de pesquisa na área.

 

Ressalta-se que isso faz parte de um processo inicial que deverá ser aperfeiçoado de acordo com os resultados obtidos.  E que, de acordo com a evolução do sistema de resíduos do CTC e também da UFSC como um todo, serão passadas novas orientações acerca dos procedimentos adequados de gerenciamento de resíduos sólidos nesta respeitada instituição.

 

Desta forma, a seguir apresentamos uma breve explicação sobre cada tipo de resíduo gerado no CTC, que foram categorizadas de acordo com o manejo e a destinação final a serem dados a cada um dos tipos listados.