Engenharia Sanitária e Ambiental inaugura novo bloco de laboratórios

17/12/2010 15:07

Maurício Sens, chefe do ENS, e Reitor Álvaro Prata descerraram a placa de inauguração


O Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENS) inaugurou, ontem, o novo prédio que abrigará laboratórios e salas de aula. O espaço tem 1950 metros quadrados e levou sete anos e meio para ficar pronto, num valor estimado em três milhões de reais. Estiveram presentes na cerimônia de inauguração Maurício Sens, chefe do ENS, Edison da Rosa e Sebastião Soares, diretor e vice do Centro Tecnológico e o reitor da UFSC, Álvaro Prata, entre outros chefes de departamento, coordenadores de curso, pró-reitores, professores e acadêmicos.

Os recursos para a obra vieram através de um acordo entre UFSC e Ministério da Educação firmado depois de uma inundação no ano de 1995 que destruiu metade dos equipamentos, e de um incêndio no prédio de laboratórios ocorrido no ano seguinte. A Fundação de Ensino de Engenharia de Santa Catarina (FEESC), também contribuiu com recursos para a obra. O novo bloco sediará cerca de doze laboratórios, incluindo o laboratório de hidráulica, que atualmente funciona próximo ao Hospital Universitário. Além dos espaços para pesquisa, o prédio tem quinze novas salas de aula. Segundo o professor Mauricio Sens, cerca de 70% dos equipamentos dos laboratórios serão transferidos para o novo prédio, e o restante deverá ser adquirido no futuro.

De acordo com o prof. Edison da Rosa, diretor do CTC, além de permitir a ampliação dos laboratórios já existentes, o novo prédio, vai aliviar um pouco o problema de oferta de salas de aula no Centro. O chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Maurício Sens, criticou a burocracia que, segundo ele, atravancou o processo de construção do bloco. Sens era o chefe do ENS na época do início da obra, no ano de 2003. Para o reitor Álvaro Prata, a burocracia é o preço pago para que a atuação de maus gestores seja prevenida. “A universidade tem que conquistar autonomia para construir prédios”, completou.

O Departamento oferece o curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (criado em 1978 com o nome de Engenharia Sanitária), o mestrado (desde 1995) e o doutorado (desde 2000) em Engenharia Ambiental. A graduação tem cerca de 450 alunos, e a pós-graduação, 100. O ENS também mantém intercâmbios com universidades dos Estados Unidos, Europa e América Latina e com órgãos públicos como a Embrapa, Ibama, Fatma, Casan e Epagri, além das empresas Sadia, Perdigão, Eliane e Petrobras.

Mais informações com o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental pelo fone (48) 3721-9597.

Por Nucom // Victor Hugo Bittencourt, com informações da Agecom
Foto: Paulo Noronha, Agecom