Ivo Barbi é homenageado com Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 anos

10/12/2010 14:45

O professor Ivo Barbi é o escolhido pelo Centro Tecnológico (CTC) para receber o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 anos. A homenagem será realizada na próxima quarta-feira, 15 de dezembro, às 11 horas, no auditório do CTC. O prêmio é um reconhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina a docentes da instituição por suas contribuições para o avanço do conhecimento e formação de recursos humanos. A atividade faz parte da agenda de comemoração dos 50 anos da UFSC, tem promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão e apoio da Agecom. Na quinta-feira, 16 de dezembro, o homenageado será o professorJoão Batista Calixto, do Centro de Ciências Biológicas.

Com graduação em Engenharia Elétrica e mestrado na mesma área pela UFSC, doutorado pelo L’institut National Polytechnique de Toulouse, Ivo Barbi contribui para que Santa Catarina e o Brasil sejam referências na área de eletrônica de potência. “Há 31 anos, quando voltei do meu doutorado na França, o Brasil desconhecia a eletrônica de potência moderna”, lembra o pesquisador.

Professor titular da UFSC, Ivo Barbi é o fundador do Laboratório de Máquinas Elétricas e Eletrônica de Potência (Lamep), que em 1994 se transformou no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP). A mudança no nome marcou também a ampliação do espaço dedicado às pesquisas, conquista de Ivo Barbi e de outros professores do Departamento de Engenharia Elétrica. O laboratório original se desdobrou em oito que contribuem para o desenvolvimento tecnológico da energia elétrica a partir da eletrônica de potência, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. “O INEP é o segundo maior em sua área, só perde para outro da Virgínia, nos Estados Unidos.”, orgulha-se o pesquisador.

Pesquisa estratégica para o país
A relevância não é apenas acadêmica. O Instituto de Eletrônica de Potência da UFSC tem forte interação com o setor elétrico brasileiro. Muitas das pesquisas desenvolvidas por sua equipe são parcerias com grandes empresas e instituições nacionais, caso da Marinha do Brasil, Embraco, Linear e WEG (empresa catarinense líder na produção de máquinas e motores elétricos).

No caso de motores, por exemplo, o desenvolvimento do conhecimento no campo da eletrônica de potência é essencial. O acionamento de motores representa, em média, 65% do consumo da energia utilizada na indústria e mais de metade do consumo global. A partir de conversores estáticos, foco da eletrônica de potência, reduções de até 70% do consumo de energia podem ser obtidas.

No caso da iluminação (setor em que em que há ainda muita ineficiência e que ocupa o terceiro lugar em termos de consumo mundial de energia, logo após do aquecimento para processos químicos ou físicos) há um potencial de melhoria que também recebe impulso significativo do INEP. Os estudos envolvem, por exemplo, o desenvolvimento de lâmpadas eficientes, controladas por reatores eletrônicos, e mecanismos de iluminação de estado sólido (Light Emitter Diodes: LEDs). Tanto reatores eletrônicos como LEDs são alimentados por conversores estáticos, equipamento que está no coração das pesquisas do INEP – e do professor Ivo Barbi, que com sua equipe persegue, a partir do processamento eletrônico de energia elétrica, maior eficiência (menor perda nos processos de conversão de energia) e qualidade (energia mais limpa em termos de impacto ambiental).

Conhecimento compartilhado
Atualmente cerca de 100 pessoas utilizam a estrutura do INEP, entre professores, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica. A passagem de todos os integrantes fica registrada também nas paredes do instituto. No primeiro andar, placas indicam nome e ano de conclusão da pó-graduação. O de Ivo Barbi está na turma de 1976.
O catarinense de Barracão (cidade localizada no Vale do Itajaí) fundou também a Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (Sobraep), em 1990. A entidade é responsável pela edição bimestral da Revista Eletrônica de Potência e pela realização do Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência, primeiro na área fora do eixo Estados Unidos/Japão/Europa.

Seu extenso Currículo Lattes inclui a publicação de nove livros, 56 artigos completos em periódicos e 246 trabalhos em anais de congressos. Sua pesquisa já resultou em mais de 2700 citações. O professor é responsável pela formação de centenas de engenheiros que atualmente atuam em grandes empresas do Brasil e de outros países. Já orientou 97 dissertações, 47 teses e 18 pós-doutorados. Atualmente orienta dois mestrandos e 10 doutorandos. “Trabalho muito”, diz com satisfação.

Mais informações com professor Ivo Barbi: (48) 3721-9204  /

Professores Homenageados com o Prêmio Destaque Pesquisador UFSC 50 Anos em 2010

– Raul Antelo (Centro de Comunicação e Expressão)
– Wagner Figueiredo (Centro de Ciências Físicas Matemáticas)