Engenharia Mecânica da UFSC testa protótipo de veículo aéreo

27/05/2011 17:09

Acadêmico Eduardo Pereira apresentando o protótipo à PMSC

No mês de abril pesquisadores da UFSC realizaram testes com protótipos de veículos aéreos não tripulados. OS VANT (ou UAV na sigla em inglês para unmanned aerial vehicle) foram desenvolvidos no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, destinados a atividades de segurança pública.
Os testes aconteceram durante a realização da 20ª Festa Nacional da Cebola (FEXPONACE), no município de Ituporanga, com a participação do engenheiro da faculdade de Engenharia Mecânica Françoá Horn, e do acadêmico Eduardo Pereira.
O VANT é um veículo aéreo motorizado que não transporta nenhum operador humano. Ele usa forças aerodinâmicas para estabelecer vôo controlado, e pode voar de maneira autônoma ou ser pilotado por controle remoto. Possui alguns sistemas integrados como captação de imagens, transmissão de dados, controle de navegação e de pilotagem e, se for o caso, sistema de armas. Alguns modelos já estão sendo usados por forças armadas e de segurança no mundo inteiro, e agora começam a ser empregados no Brasil.
Desde o ano de 2008 a Polícia Federal (PF) opera VANT’s de grande porte na região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Já os fuzileiros navais e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) do Rio de Janeiro têm usado VANT’s de pequeno porte no Estado.
O aparelho é equipado com câmeras de alta resolução, zoom e sistema criptográfico de transmissão de dados. Sua principal vantagem é possibilitar ao comandante de uma operação policial a tomada de decisões baseada em imagens televisivas transmitidas em tempo real. Criando a chamada assimetria de informações frente ao elemento antagônico, o VANT determina um aumento significativo na probabilidade de sucesso da ação em curso, pois racionaliza o emprego dos recursos humanos e materiais disponíveis, otimizando-os conforme o cenário das operações for se alterando.
Os veículos são quase imperceptíveis em níveis de vôo acima de 200 metros de altitude, e podem ser utilizados em incursões policiais em favelas localizadas em morros ou outros locais de difícil acesso, situações de calamidade e catástrofes naturais, vigilância em eventos com grande público, monitoramento de trânsito, controle de áreas de preservação ambiental e investigações policiais.
Os protótipos utilizados pela UFSC são os modelos: Thorpe e “Fly Wing” (asa voadora). Ambos transmitiram imagens televisivas em alta definição do local onde acontecia a 20ª FEXPONACE, demonstrando o futuro promissor desta ferramenta. Órgãos de segurança de Santa Catarina, como a Polícia Militar do Estado, estão estudando a possibilidade de passar a usar o equipamento.
Assista ao vídeo do teste realizado em Ituporanga: http://migre.me/4EFiz

Camila Hammes // Nucom CTC
Informações e fotos: major Marcelo Silva dos Santos, comandante da 4ªCia/13ºBPM