Laboratório de Robótica da UFSC expõe robô bípede humanóide na Sepex

21/10/2011 15:00

O Laboratório de Robótica (LAR) da UFSC, que integra atividades dos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Automação e Sistemas, desenvolve a programação dos movimentos de um robô bípede humanóide, adquirido da empresa Robonova. O robô, que é controlado por controle remoto e capaz de andar e dar cambalhotas, está em funcionamento durante a 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex: www.sepex.ufsc.br) que começou ontem, 19, e termina sábado, 22.

O estande, número 31, está sob a responsabilidade do sub-chefe do departamento Carlos Montez e traz bancadas práticas com outros experimentos que incluem um kit de monitoramento ambiental com redes de sensores sem fio; um protótipo de planta de manufatura com robôs lego; um simulador de controle de tráfego; dentre outros. “A Sepex é um excelente palco de oportunidade para mostrarmos os trabalhos realizados pelos alunos”, completa Carlos.

O LAR é membro da Manet (Manufacturing Automation Network), uma rede de Automação da Manufatura formada por pesquisadores de diversas universidades brasileiras voltada a buscar soluções para a automação industrial. Todas as linhas de pesquisa são desenvolvidas através de atividades teórico-experimentais.

Mais informações com Carlos Montez pelo email  ou pelo telefone (48) 9954-1315

Fonte: Agecom