Doutora pela Engenharia Mecânica da UFSC recebe prêmio de melhor tese

08/11/2011 16:14

A Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Adriana Ana Pereira,  recebeu o Prêmio ABCM (Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas)  – EMBRAER 2011 de Pesquisa em Engenharia Mecânica, na categoria Melhor Tese de Doutorado.  O prêmio foi entregue no dia 24 de outubro de 2011, durante a abertura do 21º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, em Natal – RN.

Na ocasião também foram premiados o orientador da tese, professor doutor Lourival Boehs,  e o co-orientador, doutor  Wilson Luiz Guesser, da TUPY Fundições Ltda e professor da UDESC em Joinville – SC.

Adriana fez o seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFSC, que detém o conceito sete, nota máxima na avaliação da CAPES. Em dezembro de 2010 defendeu sua tese intitulada “Análise do desgaste da ferramenta à base de β-Si3N4 na usinagem do ferro fundido cinzento FC 250 utilizando técnicas avançadas e de alta resolução”.

Esta foi a primeira vez que a Pós em Engenharia Mecânica recebeu a premiação máxima da ABCM na categoria tese. Nesta edição do prêmio foram avaliadas 17 teses de doutorado e 24 dissertações de mestrado.

Foram elaborados pareceres de 43 consultores de universidades de todo o Brasil. A Comissão de Avaliação foi formada pelos professores Edgar N. Mamiya (UnB), Alisson Machado (UFU), Angela O. Nieckele (PUC Rio) e Atila Pantaleão Silva Freire, (COPPE/UFRJ).

A tese encontra-se disponível em: http://posmec.ufsc.br/portal/defesas/trabalhos-defendidos/view-submission/781.html

Por: Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas

Fonte: Agecom UFSC