Equipe do centro de Engenharia da Mobilidade fica em sétimo lugar no ranking nacional do Desafio Sebrae

02/12/2011 17:14

Os alunos Alan Albrecht Schmacz, Alex Valentim Oleskowicz e Gilmar de Souza Filho, do curso de Engenharia da Mobilidade campus Joinville da UFSC, conquistaram a sétima posição no ranking nacional do Desafio SEBRAE 2011. A competição presencial do Desafio foi disputada em Brasília entre os dias 18 e 23 de novembro. A Management a Troisfoi a única equipe representante de Santa Catarina na competição. A equipe vencedora do Desafio SEBRAE foi a do Rio Grande do Norte.

Alunos comemoram a vitória na semifinal do Desafio

Após passar pelas três primeiras etapas da disputa – a fase classificatória estadual que com 5228 inscritos, selecionou 1427 estudantes; a fase semifinal estadual, com 44 classificados, e a fase final estadual onde os 44 finalistas se enfrentaram – a equipe do CEM ficou com o primeiro lugar na competição em Santa Catarina,  o que garantiu a vaga na etapa nacional.

O jogo, que iniciou em maio com mais de 144 mil universitários, havia chegado à etapa decisiva: os campeões de cada estado da federação se enfrentariam na semifinal nacional. Os cinco estados com mais inscritos no jogo tinham o direito de levar a Brasília duas equipes. Restavam na disputa 142 universitários e 32 equipes.

Na fase semifinal, oito chaves com quatro equipes em cada se enfrentaram. Apenas uma equipe de cada chave iria para a final. A equipe do CEM entrou na chave composta por Acre, Bahia e um dos favoritos ao título, e campeão nacional 2010: Pernambuco. Santa Catarina se destacou entre os concorrentes, vencendo Pernambuco e conquistando a vitória na etapa. Na final os alunos da UFSC levaram o 7º lugar, cada um dos integrantes das equipes finalistas ganhou um Ipad 2.

Um dos participantes da equipe, o estudante Alex Valentim Oleskowicz, define o sentimento de participar da competição. “O aprendizado, os poucos minutos que o SEBRAE libera para cada decisão, o trabalho sob pressão… todos são aspectos importantíssimos na vida profissional. Porém, conviver com culturas do Brasil todo, em um único lugar, representadas por universitários brilhantes é algo que realmente não tem explicação.”

O Desafio SEBRAE é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, onde, durante mais de seis meses, universitários de todo o país testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.  Nesta edição, o jogo obteve inscrições de 144641 universitários, e em Santa Catarina o jogo contou com 5228 participantes de mais de 90 instituições de ensino superior.

Camila Hammes / Nucom CTC