Professor Samir Gerges é homenageado pela Sociedade Espanhola de Acústica

02/12/2011 17:28

A Escola Técnica Superior de Engenheiros Aeronáuticos da Universidade Politécnica de Madri e a Sociedade Espanhola de Acústica homenagearam o professor Samir N.Y. Gerges, docente aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC. O professor se reuniu com especialistas em acústica da Espanha para um intercâmbio de conhecimentos na área.

Samir Gerges foi recebido pelo presidente da Sociedade Espanhola de Acústica, Antonio Pérez-López; pelo pesquisador Francisco Simón Hidalgo, do Centro de Acústica Aplicada e Avaliação não Destrutiva; César Díaz Sanchidrián, diretor do Laboratório de Acústica e Vibrações Aplicadas à Edificação, ao Meio Ambiente e ao Urbanismo, ligado à Escola Técnica Superior de Arquitetura; Arturo Benito, membro do Conselho Consultivo do programa europeu X-Noise e por Jesús López Díez, professor da Escola Técnica Superior de Engenheiros Aeronáuticos, especialista em acústica, aeroelasticidade, estruturas e vibrações.

O professor da UFSC é especialista em acústica, desenvolveu seu trabalho como docente do Departamento de Engenharia Mecânica e foi presidente da Comissão Internacional para Acústica (ICA). Recém-aposentado, publicou mais de cem artigos em revistas científicas e participou de mais de 400 congressos no campo de ruído e vibração. Suas pesquisas são numerosas e variadas, contemplando medidas de proteção auditiva em instalações industriais e veículos.

Na reunião de pesquisadores Samir Gerges explicou o trabalho realizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC em técnicas de beamforming. Esta técnica permite que remotamente sejam identificados e quantificados campos acústicos emitidos por fontes de ruído, mesmo em ambientes onde existem diferentes emissores simultaneos, com aplicações industriais, em máquinas, veículos e áreas urbanas.

Presidente da Sociedade Espanhola de Acústica, Antonio Pérez-López (direita), entrega placa reconhecendo trabalho do professor da UFSC Samir Gerges

Outro campo de atuação profisisonal de Samir Gerges são os veículos aeroespaciais, incluindo projetos de pesquisa desenvolvidos em colaboração com a fabricante de aeronaves brasileira Embraer, sobre o ruído interno e externo.

Após a reunião, a Sociedade Espanhola de Acústica entregou uma placa comemorativa para o professor da UFSC em função de sua recente aposentadoria, agradecendo suas contribuições e a “excelente cooperação” que manteve com a entidade sem fins lucrativos, que busca promover o avanço da acústica e garantir a proteção das pessoas contra níveis elevados de ruído.

Diferente laboratórios e centros da Universidade Politécnica de Madri desenvolvem atividades relacionadas ao camnpo da acústica. A universidade possibilitou a formação de um PhD em Engenharia Acústica, dois mestrados em Engenharia de Áudio da Indústria e Transportes e um mestrado em Engenharia de Áudio, Construção e Meio Ambiente.

Por Vanesa García / Gabinete de Comunicación ETSI Aeronáuticos, Universidad Politécnica de Madrid (em tradução livre da Agecom)