Professores do CTC e reitora eleita recebem homenagem da Câmara

02/03/2012 11:11

No próximo dia 07 de março a câmara Municipal de Florianópolis realizará uma Sessão Solene de entrega das Medalhas Antonieta de Barros e Professor João Davi Ferreira Lima, e entre os homenageados estão a nova reitora da UFSC, Roselane Neckel, e os professores do Centro Tecnológico Berend Snoeijer, Hazim Hazim Ali Al-Qureshi, Raul Guenther (in memoriam) e Elizabeth Sueli Specialski.

A medalha Professor João Davi Ferreira Lima, tem por objetivo homenagear as pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior em Florianópolis, e a medalha Antonieta de Barros homenageia mulheres que tenham se destacado nas áreas cultural, política, desportiva, empresarial e de prestação de serviços ou ação social no município.

A solenidade terá início às 19 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho, localizado na rua Marechal Guilherme, 56, Centro.

Conheça os homenageados:

Roselane Neckel: A reitora eleita da UFSC é licenciada em História pela UFSC, com mestrado e doutorado em História do Brasil pela PUC/SP. Professora do Departamento de História desde 1996, com ênfase no ensino e na pesquisa relacionada a História da Educação e a linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em História- Relações de Poder e Subjetividades. Em 2004, foi eleita Vice-diretora do CFH e em 2008 Diretora.

Hazim Ali Al-Qureshi: Atualmente é Professor Visitante Nacional Senior (PVNS)- CAPES do Centro de Mobilidade (Joinville) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Materiais Compostos e Tecnologia de Fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: Instabilidade plástica, materiais compostos, materiais cerâmicos, materiais de fricção, mecânica da fratura, plasticidade e processos de conformação particularmente na área aeroespacial.

Atua em diversos grupos de pesquisa na UFSC, como o Grupo de Física Aplicada à Mobilidade;  Núcleo de Materiais Cerâmicos e Vidros – CERMAT; Grupo Interdisciplinar de Materiais; Grupo de Gestão e Projeto de Sistemas para Mobilidade (GPMobil);  e Grupo de Modelagem e Simulação Computacional .

Berend Snoeijer: Um dos criadores do curso de Engenharia de Materiais, é professor aposentado do Departamento de Engenharia Mecânica. Começou na UFSC como estudante, em 1963.

Elizabeth Sueli Specialski: graduou-se em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 1978, obteve o título de Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1981 e o título de Doutora em Engenharia pela

Universidade Federal de Santa Catarina em março de 2000. É professora no nível Adjunto IV da UFSC e vem atuando em pesquisa e formação na área de Redes de Computadores e de Gerência de Redes de Computadores e de Telecomunicações junto ao Departamento de Informática e de Estatística da UFSC nos cursos de Graduação em Computação e Pós-Graduação em Computação e em Engenharia de Produção. Seu desempenho é traduzido pela publicação de mais de 50 trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais, palestras convidadas e consultorias realizadas junto a empresas fornecedoras de produtos e serviços de telecomunicações.

Raul Guenther (in memoriam): Falecido em julho de 2007, Guenther era integrante do Laboratório de Robótica da UFSC e mantinha atividades de ensino e pesquisa nos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976) e doutorado em Engenharia Mecânica pela COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Era Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Sua área de destaque era Projetos de Máquinas. Atuava principalmente nos seguintes temas: robôs manipuladores, controle adaptativo, controle a estrutura variável, acionamentos elétricos, transmissões flexíveis. Tinha vários trabalhos publicados, além de ter sido orientador de teses, dissertações e monografias. Era um dos coordenadores do Projeto Roboturb.

Por Camila Hammes / Nucom CTC