Congresso Internacional de Alvenaria Estrutural terá Dia do Construtor

05/03/2012 14:15

Com o objetivo promover a discussão prática sobre construção em alvenaria estrutural no Brasil e no mundo, a décima quinta edição do Congresso Internacional de Alvenaria Estrutural, que será realizada de 3 a 6 de junho, em Florianópolis, terá o Dia do Construtor. Serão sessões técnico-científicas de pesquisadores e membros da indústria da construção, direcionadas a projetistas, construtores, produtores de materiais e componentes. A programação está no site http://www.15ibmac.com/home/.

Durante a manhã a agenda prevê, entre outras, as palestras Edifícios Altos em Blocos de Concreto (com a participação da Associação Brasileira de Cimento Portland) e Ciclo de Vida da Alvenaria Cerâmica (com representante da Associação Nacional da Indústria Cerâmica).

À tarde será realizada sessão com alguns dos mais renomados pesquisadores e engenheiros da área no mundo. Participarão Márcio Correa (USP/Brasil), Barry Haseltnine (Chairman do Eurocode EN1996-1-1, Reino Unido), Adrian Page (University of Newcastle, Australia), Robert Drysdale (McMaster University, Canada) e Richard Klingner (University of Texas, Estados Unidos). A discussão terá como tema “A Engenharia da Alvenaria Estrutural: Passado de Desenvolvimento, Visão Atual, Avanços Futuros”.

Agenda científica e técnica

Foram recebidos para o congresso mais de 160 artigos técnicos de cerca de 30 países, que terão apresentações entre os dias 4 e 6 de junho. A expectativa de participação é de cerca de 350 conferencistas brasileiros e 300 estrangeiros.

Estão previstas as palestras técnicas “Entendendo e Preservando Edificações Históricas em Alvenaria”, “Desempenho das Construções em Alvenaria Durante o Terremoto de Christchurch – Nova Zelandia”, “Sutentabilidade de Materiais e Edificações em Alvenaria”. Serão também oferecidos minicursos internacionais em tópicos especiais em alvenaria: “Projeto Contra Dano Acidental e Colapso Progressivo”, ”Projeto de Paredes Esbeltas”, “Modelagem Numérica de Alvenaria”, “Projeto de Alvenaria Protendida”. Participam das palestras técnicas e minicursos Jason Ingham (The University of Auckland, Nova Zelândia), Gregg Borchelt (presidente do Brick Industry Association, EUA), Nigel Shrive (University of Calgary, Canada), Paulo Lourenço (Universidade do Minho, Portugal), entre outros.

Realizado nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Itália e Austrália, entre outros países, o Congresso Internacional de Alvenaria Estrutural será pela primeira vez sediado no Brasil. Florianópolis, a capital catarinense, recebe o evento de 3 a 6 de junho.

Empregado desde a antiguidade, o processo construtivo caracterizado pelo uso de paredes como estrutura de suporte continua atual e impõe desafios para a indústria da construção. No Brasil, milhões de unidades residenciais em alvenaria estrutural foram erguidas na última década. Importantes edifícios históricos, patrimônio da humanidade, dependem de restauração e reabilitação.

“O evento é uma oportunidade de melhorar ainda mais o uso desse tipo de estrutura no Brasil, assim como servirá de vitrine aos pesquisadores e construtores que buscam inovação na área de alvenaria estrutural”, destaca o professor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Guilherme Aris Parsekian, um dos coordenadores do evento.

Estão à frente da organização a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e das instituições internacionais Universidade do Minho (Portugal), University of Calgary (Canadá) e University of Newcastle (Austrália).

Mais informação no site http://www.15ibmac.com/home/, com os coordenadores do evento Guilherme Aris Parsekian. () e Humberto Roman ().

Fonte: Agecom/UFSC