UFSC empossa membros do Comitê Gestor das Empresas Juniores

06/03/2012 15:27

Administração Central da UFSC empossou os membros do Comitê Gestor das Empresas Juniores, obedecendo ao que determina a Resolução Normativa nº. 08, do Conselho Universitário, de 30 de novembro de 2010. O principal objetivo das empresas juniores é incentivar a capacidade empreendedora dos alunos por meio do estímulo à experiência profissional e empresarial ainda em ambiente acadêmico. Elas são definidas como associações civis sem fins lucrativos e com finalidades educacionais, criadas, constituídas e geridas por alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Universidade.

Comitê gestor das Empresas Juniores é empossado

O professor Alexandre Marino Costa, do Departamento de Ciências da Administração, foi designado presidente do comitê. Ele dirige a Ação Júnior, consultoria de alunos dos cursos de Economia, Contabilidade, Administração e Serviço Social. Os demais membros são os professores Marcos Abílio Bosquetti, também do CAD/CSE; Sandra Regina Salvador Ferreira, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação; Rozangela Curi Pedrosa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão; Cláudio José Amante, pró-reitor de Assuntos Estudantis; e Marcos Ottoni de Almeida, do Centro Tecnológico. Também fazem parte do grupo, como representantes das empresas, os discentes Diogo Benites Tesche, presidente da Federação das Empresas Juniores de Santa Catarina (Feje/SC), e Arthur Monnerat Côrtes de Gregório, que estuda no Centro Tecnológico e é vice-presidente da Feje.

Entre outras atribuições, essas empresas constituídas por estudantes tem os propósitos de contribuir para a formação de profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho, prestar serviços à sociedade, preferencialmente às micro, pequenas e médias empresas, e intensificar o relacionamento da Universidade com a sociedade.

A Universidade Federal de Santa Catarina conta com 14 empresas juniores, que envolvem alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Nutrição, Biblioteconomia e Design, entre outros.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom

fotos: Wagner Behr/ Agecom