Campus da UFSC em Joinville vira canteiro de obras

08/03/2012 14:16

O começo de 2012 ficará marcado com o início das primeiras obras do Centro de Engenharia da Mobilidade(CEM) no campus da UFSC em Joinville. O Bloco Acadêmico 1 já está em fase de preparação do canteiro de obras, enquanto a construção de dois prédios de laboratórios depende apenas da emissão da ordem de serviço. Além disso, um novo edifício para salas dos professores está em processo de licitação.

Maquete eletrônica mostra projeto do campus

Os quatro blocos somam mais de 15 mil m² de área projetada. O Bloco Acadêmico 1 será um edifício de quatro pavimentos destinados a salas de aula, laboratórios, gabinetes de  professores e auditório. Com 40 metros de largura por 80 metros de extensão, o prédio terá uma área de 9.850 m². Esta etapa envolve a execução de fundações e estrutura de concreto pré-fabricado, com custo de R$ 4.198.042,39, e conclusão está prevista para julho deste ano. A construtora é a empresa Proaço Metalúrgica Ltda. A etapa de acabamento, estimada em mais seis meses, vai requerer uma nova licitação.

Outros dois prédios de laboratórios foram licitados e aguardam a emissão da ordem de serviço ara o início das obras: os blocos 2 e 3, cada um com

Os blocos 2 e 3 abrigarão laboratórios

área de 1.211,22 m². No Bloco 2 estarão os laboratórios de fabricação, projetos e maquetaria, o de protótipos, solda, marcenaria, materiais, sistemas motrizes elétricos e metrologia. O Bloco 3 abrigará os laboratórios de hidráulica e solos, além do setor de manutenção e garagem. A empresa Proaço Metalúrgica Ltda também venceu a licitação da parte estrutural das duas obras, com o valor de R$ 1.160.506,34. Esta etapa envolve as fundações com estacas, pilares e coberturas. O Bloco 4 está em fase de licitação da parte estrutural. Trata-se de um prédio de quatro pavimentos, com área de 2.815,60 m². No edifício ficarão os gabinetes dos professores, gabinetes administrativos, áreas de apoio, um pequeno auditório de 50 lugares e também a administração do campus.

 

Projeto para 15 mil alunos

 “Levamos cerca de um ano estudando as condições ambientais do terreno e elaborando o projeto para o novo campus”, explica o diretor administrativo do CEM, o arquiteto Francisco Alexandre Sommer Martins. O projeto do novo campus concentra as edificações em 30% do terreno, que tem uma área de mais de um milhão de m². Essa fração terá capacidade de abrigar 110 mil m² de construções, para atender a até 15 mil alunos. No centro deste espaço haverá uma grande praça, com um amplo gramado e um bosque de mata nativa. Os prédios ficarão localizados ao redor da praça e serão conectados por corredores cobertos, por causa da grande incidência de chuvas na região.

O bloco 1 terá salas, auditório e laboratórios

O projeto inclui também uma pista de testes com aproximadamente 1.600 metros, que servirá como laboratório para o Curso de Engenharia da Mobilidade. O objetivo é utilizar a pista para desenvolver pesquisas sobre a movimentação de veículos e a infraestrutura necessária para o seu deslocamento. O restante do terreno será destinado a reservas ambientais, a uma área para alagamento e a uma linha de trem, que já estava projetada para atravessar o terreno. Há mais de um ano o campus em Joinville está passando por terraplenagem, processo que deve continuar até julho de 2012.

De acordo com Martins, para que seja possível utilizar o novo campus ainda será necessário licitar e executar várias obras em paralelo: o acesso ao campus, a infraestrutura elétrica, a infraestrutura de água, estação de tratamento de esgoto e paisagismo. Em relação ao acesso,

já foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a construção de duas estradas paralelas à BR-101, que será projetada e executada pela concessionária Autopista Litoral Sul. O campus localiza-se a 12 km do centro da cidade. Hoje a UFSC de Joinville está localizada no bairro Santo Antônio, em um prédio alugado. Fazem parte da comunidade do campus 1.156 pessoas, dentre as quais 1.100 estudantes, 36 professores efetivos, 5 substitutos e 15 servidores técnico administrativos. Por ano são oferecidas 400 vagas para a graduação. Os alunos podem optar pelo Bacharelado em Tecnologia, que é um curso de três anos. Passado esse período, os alunos podem continuar os estudos por mais dois anos, escolhendo aprofundar-se em uma das sete Engenharias: Aeronáutica, Automobilística, Ferroviária e Metroviária, Mecatrônica, Naval e Oceânica, Infraestrutura ou Tráfego e Logística. Está prevista para julho deste ano a formatura da primeira turma de Bacharelado.

Laura Tuyama – Jornalista na Agecom/UFSC