Alunos do CTC conquistam o Prêmio Destaque de Iniciação Científica 2011

13/03/2012 17:05

Bolsista do Laboratório de Engenharia Mecânica, Guilherme Wagner, estudante do 2º ano de Engenharia de Materiais, é um dos seis estudantes da  UFSC a conquistar o Prêmio Destaque de Iniciação Científica 2011, criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) há 9 anos.

Guilherme Wagner

Com a premiação pelo projeto “Análise experimental de um sistema de bombeamento capilar com elemento poroso cerâmico em ambiente de microgravidade” – orientado pelo professor Edson Bazzo –, Guilherme se sente motivado para continuar envolvido na produção deste mesmo trabalho e diz estar realizado com o caminho escolhido no campo da Engenharia. Hoje, com 20 anos, relembra que deixou a opção da Engenharia Química de lado e decidiu sair da cidade de São Paulo e vir morar em Florianópolis para cursar a segunda área de interesse. E não se arrepende da escolha.

Já na etapa final do curso de Engenharia Mecânica, Paulo Leonel Teixeira, de 24 anos, também ficou surpreso com a premiação. O trabalho “Projeto de sistemas para controle de ângulo de passo em turbinas eólicas”, orientado pelo professor Victor Juliano De Negri, faz parte do programa eólico do Departamento de Engenharia e foi iniciado pelo mestrando Facundo Gonzalez, mas logo no início se interessou e foi integrado à equipe do laboratório.

Paulo Leonel Teixeira

Paulo é nascido na cidade de Tubarão, mas cresceu e estudou em Florianópolis. Na 5ª fase do curso de Engenharia da UFSC, entrou para a Equipe de Eficiência Energética, onde auxiliava no projeto e na construção de veículos eficientes. Um ano depois, ingressou no Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos (LASHIP) para participar do projeto com o qual foi premiado. Atualmente, na 10ª fase do curso, precisou deixar de lado este projeto para estagiar no Complexo Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.

Agora, Guilherme continua estagiando como bolsista no Laboratório de Combustão e Engenharia de Sistemas Térmicos (LabCET) e pretende seguir com o mesmo projeto que lhe rendeu a premiação, porém, aperfeiçoando novos métodos. Para o futuro, os dois estudantes planejam passar um semestre fora do país. Alemanha, França, Suécia, ainda não decidiram. Mas sempre focados em estágios e atividades extracurriculares para reforçar o currículo.

Paulo e Guilherme apresentaram seus trabalhos no 21º Seminário de Iniciação Científica, que foi realizado durante a 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex), em outubro do ano passado.   A premiação acontece nessa quarta-feira à tarde, a partir das 14h30, no Auditório da Fapeu.

Por Mariana Moreira
Nucom CTC/UFSC