Equipe Vento Sul de Barcos Solares participa de competição nacional

16/03/2012 10:32

A Equipe Vento Sul de Barcos Solares, tri-campeã do Desafio Solar Brasil, participa mais uma vez do campeonato que tem início neste sábado, dia 17. A primeira etapa acontece no Parque de Coqueiros, em Florianópolis, durante 1 semana.

Os 28 estudantes da UFSC que compõem a equipe, formada em 2009 com a ajuda do professor Orestes Alarcon, trabalharam juntos para a criação de dois barcos: o Catamarã Vento Sul (embarcação com 2 cascos) e o Guarapuvu (embarcação com 1 casco). Para cada barco é escolhido um piloto e um piloto reserva. Atualmente, os estudantes Pedro Rocha e Ernesto Almeida pilotam o Catamarã, e Renan Ganassini e André Sahlit o Guarapuvu.

O projeto e a construção dos barcos demandam meses de produção. Cada peça é projetada especificamente para uma embarcação e muitas são feitas artesanalmente pelos próprios membros da equipe. Na hora do trabalho, a ideia é que os alunos possam participar de diferentes etapas e adquirir o máximo de conhecimento.

Os representantes do grupo fazem questão de mostrar o emblema da Universidade durante a competição. Recebem apoio da UFSC e, mais recentemente, começaram uma parceria com o FUNDESPORTE da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina.

Além da Equipe Vento Sul de Florianópolis, o campus de Joinville também possui representantes na competição. A equipe Babitonga, que é iniciante na competição, teve, em 2012, dois membros que acompanharam a equipe da capital.

O Desafio Solar Brasil 2012 – única competição nacional – acontece em duas etapas: Florianópolis (SC), de 17 a 24 de março, e Paraty (RJ) no final do ano – ainda sem data definida. Ao final das duas etapas, a embarcação, sob o comando de equipes com até 8 participantes, que concluir a disputa no menor tempo é a campeã.

O DSB 2012 é a segunda maior competição de barcos solares do mundo, a maior competição é realizada na região de Frisian, na Holanda. No ano passado, a Equipe Vento Sul participou do Frisian Sollar Challenge e, apesar do pouco tempo de preparação e das dificuldades durante a prova, conquistaram o 17º lugar.

Para acompanhar a competição, o cronograma está disponível aqui.

Por Mariana Moreira
Nucom CTC