CTC na mídia: Barcos movidos pelo sol agitam Florianópolis

19/03/2012 08:46

Deste sábado até o próximo dia 24, a Capital é sede da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de barcos movidos a energia solar fotovoltaica 2012 (Desafio Solar Brasil). A competição tem como objetivo estimular o desenvolvimento das tecnologias aplicadas e demonstrar à sociedade o potencial da energia solar fotovoltaica.

As dez equipes participantes constroem as embarcações e um modelo energético para movimentá-las. Além de ser capaz de conduzir a embarcação com eficiência, o modelo deve ser limpo, sem queimar combustíveis fósseis. Colocar em prática as soluções desenvolvidas também é um dos objetivos de cada equipe.

A competição será na forma de rali. A equipe que somar o menor tempo no fim de todas as provas será declarada campeã. O desafio está dividido em duas categorias: catamarã e monocasco. Também haverá premiação para o melhor projeto de barco. O desafio será no Parque de Coqueiros e a entrada é gratuita em todos os dias.

As equipes

Vento Sul – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Arariboia – Universidade Federal Fluminense (UFF)
Arpoador – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Babitonga – (UFSC- Joinville)
Búzios – (UFRJ)
Escola Técnica Estadual Henrique Lage – ETEHL
Náutica, Instituto Náutico Paraty – INP
Solar, Solaris – Instituto Federal Fluminense – Cabo Frio
Universidade de Santa Catarina – Joinville – Solar UDESC
Ubá Suy Aram – Universidade do Vale do Itajaí

A notícia completa você pode ler aqui.
Publicado em 16/03-23:22 por: Paulo Jorge Pereira Cassapo Dias Marques.
Fonte: www.ndonline.com.br