Em Florianópolis, inscrições para Programa Jovens Talentos vão até dia 22 de março

19/03/2012 16:09

Em função do feriado municipal, os estudantes do campus Florianópolis têm até quinta-feira, 22 de março, para se inscrever no Programa Jovens Talentos para a Ciência. As inscrições devem ser feitas nas coordenadorias dos cursos de graduação, por meio de um formulário eletrônico.  Nos demais campi da UFSC, as inscrições vão até 23 de março. O programa é uma nova iniciativa do Ministério da Educação destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico.

Parceria da CAPES com o CNPq, o programa pretende oferecer 6 mil bolsas de estudos, as quais serão distribuídas às Universidades Federais e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, proporcionalmente ao número de inscritos em cada instituição.

As bolsas de estudos serão concedidas a estudantes que ingressaram este ano (no 1º semestre) nas universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que serão selecionados por aprovação em prova específica elaborada pela CAPES e o CNPq.

Requisitos para candidatura dos alunos:
Ser estudante de graduação, de qualquer área do conhecimento, que tenha ingressado este ano em Universidades Federais ou em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Etapas do processo:
De 12 a 23 de março de 2012 – Inscrição dos estudantes por meio de formulário eletrônico que estará disponível nas coordenadorias dos cursos de graduação da UFSC. Atenção: em Florianópolis as inscrições vão até 22 de março, pois o dia 23 é feriado municipal.
29 de abril de 2012 – Realização da Prova na UFSC em horário e local a ser divulgado. A seleção será feita por meio de prova de conhecimentos gerais, composta por questões de múltipla escolha.
A partir de agosto de 2012 – Início da implementação das bolsas

Bolsas:
As bolsas terão duração de 12 meses, no valor de R$ 360,00.
A expectativa é de que os bolsistas desse Programa estejam aptos após um ano a passarem para as bolsas de Iniciação Científica, PIBID ou Programa Ciência sem Fronteiras.

Mais informações nas coordenadorias dos cursos de graduação
Notícia: Capes começa a receber inscrições ao programa Jovens Talentos para a Ciência.

Fonte: Agecom/UFSC