Divulgação dos Resultados da pesquisa 2011 Brazilian Edition da UFSC

20/03/2012 17:14

Entre janeiro e maio de 2011, a Universum – organização internacional que busca melhorar a comunicação entre estudantes, serviços de carreira e empregadores – realizou a pesquisa Universum Student Survey com 72 instituições brasileiras e 1127 estudantes.
Os estudantes participantes recebem um e-mail ou uma carta com um link que dá acesso ao questionário online.

No total, a pesquisa é realizada mundialmente com mais de 350 mil estudantes e 100 mil profissionais, cujo resultado é analisado separadamente em diferentes áreas: Humanas, artes e educação; Saúde e medicina; Tecnologia; Negócios; Engenharia e Direito.

Na Engenharia da UFSC , 79 estudantes participaram da pesquisa. Confira o resumo dos resultados:

•    85% são homens e 15% mulheres.
•    A idade média é de 23.1 anos.
•    A expectativa de salário anual é de R$ 49 608, sendo que a média mundial é de R$ 40926.
•    A maioria dos professores considera a Universidade satisfatória.
•    A reputação da Universidade é considerada, pela maioria, como muito satisfatória. Em comparação com todas as instituições, a reputação da UFSC é considerada acima da média.
•    A área industrial preferida é “softwares e ciências da computação”, acompanhando a preferência geral.
•    O principal objetivo a ser alcançado na carreira é ter um equilíbrio entre a vida e o trabalho.
•    Em comparação com os resultados do ano passado, a satisfação geral com a Universidade é maior (de 3.8 subiu para 4) porém, ainda abaixo da média (4.2).

Nos próximos dias será publicado o roteiro para a participação dos estudantes de graduação nesta pesquisa em 2012, agendada para o período entre 26 de março e 20 de abril.

O resultado completo de toda a pesquisa está disponível no site da PREG.