UFSC assina acordo de cooperação com a Universidade de Ingolstadt

16/04/2012 11:03

Na quinta-feira, 12 de abril, o reitor Walter Shober da universidade alemã de Ingolstadt e o pesquisador George Overbeck foram recebidos no gabinete pelo reitor em exercício Carlos Alberto Justo da Silva, para assinatura de acordo de cooperação entre as universidades, com foco na segurança veicular e no intercâmbio de professores e alunos.

O professor Thomas Brendmeier, desta universidade, visitou há menos de um mês o Centro Tecnológico da UFSC, esboçando parcerias a serem estabelecidas com os cursos de Engenharia Mecânica, de Materiais e Automação.

Professores de Ingolstadt e da UFSC reunidos para a assinatura do acordo de cooperação

O foco do acordo é a  segurança veicular e estão previstos intercâmbio de professores, de alunos de pós-graduação e graduação. Algumas ações já estão sendo realizadas, como uma co-orientação de um professor do Departamento de Automação e Sistemas/CTC para um aluno de doutorado alemão e a vinda de um professor de Mecatrônica da universidade de Ingolstadt em fevereiro de 2013 para ministrar um curso intensivo de quatro semanas para a pós-graduação em Mecânica ou Automação.

Há também a intenção da UFSC enviar uma comitiva de professores neste ano para a Alemanha, possibilitando que um professor do Departamento de Engenharia Mecânica ministre, igualmente, um curso de quatro semanas.

Estiveram presentes no gabinete o vice-diretor do Centro Tecnológico, Sebastião Roberto Soares, José Antonio Bellini da Cunha Neto, da Pró-reitoria de Pós-graduação e os professores Rodrigo de Souza Vieira/ Departamento de Engenharia Mecânica, Evandro Cardozo da Silva/ CEM/Joinville, Hector Bessa Silveira/ Departamento de Automação e Sistemas.

O reitor da universidade alemã falou sobre a vasta experiência que a sua universidade tem na área da segurança veicular, sendo a única do país com pesquisas específicas na área. Elogiou o programa Ciência sem Fronteira, mas o professor Bellini argumentou que há ainda a questão do aluno não poder escolher a universidade para o intercâmbio.

As duas partes falaram sobre as perspectivas promissoras da cooperação entre as duas universidades e o acordo foi assinado acompanhado de uma salva de palmas.

Mais informações:
Professor Rodrigo de Souza Vieira (Departamento de Engenharia Mecânica), (48) 3721- 9899 ramal 205 /

Por Alita Diana/jornalista da Agecom
Foto: Brenda Thomé/Agecom