UFSC na mídia: Largada oficial na construção

04/05/2012 12:00

Quatro anos depois de a pedra fundamental do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville ser lançada pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, o governo federal faz hoje cerimônia para marcar o início das obras com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O ato será às 16 horas no km 52 da BR-101, no terreno de um milhão de m2 que foi alvo de ações judiciais, desapropriações e debates entre os governos. Conforme o diretor da UFSC em Joinville, Acires Dias, estão confirmadas hoje as presenças do reitor Alvaro Tobes Prata; do prefeito de Joinville, Carlito Merss; e do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB). Também participará Paulo Ivo Koentopp, reitor da Universidade da Região de Joinville (Univille), onde foram alugadas salas para que os alunos da UFSC tivessem aulas no primeiro campus improvisado, de 2009 até fevereiro.

“Tivemos que correr da chuva, mas finalmente estamos mais perto de realizar esse sonho”, disse Acires, que acompanhou ontem o trabalho das bate-estacas. São quatro obras (15 mil m² licitados). A maior é o bloco 1, edifício de 9,8 mil m2 com quatro andares destinados a salas de aula. Dois prédios abrigarão laboratórios do curso de engenharia de mobilidade: blocos 2 e 3. No 4, ficarão gabinetes dos professores e administração. Está em fase de terraplenagem a pista de testes, espaço para pesquisas. A expectativa é de que, em setembro, fundação e estrutura estejam prontas para que o campus receba alunos no primeiro semestre de 2014. “As fundações do bloco 1 já começaram. As outras obras começam neste mês”, enumerou Acires. Pelo menos 12 mil alunos devem estudar no campus. Hoje, eles estudam em um prédio alugado por R$ 90 mil mensais no bairro Santo Antônio. O vestibular prevê 200 novos alunos por semestre desde 2010.

—-

Entrevista

Enquanto observava o andamento das obras do campus na Curva do Arroz, o professor e diretor da UFSC em Joinville, Acires Dias, se disse confiante quanto ao cronograma das obras e falou do sonho de ampliar o número de cursos oferecidos.

A Notícia – Depois de quatro anos de espera e de tantos entraves para o começo das obras, o campus da UFSC no Norte de SC sairá mesmo do papel?

Acires Dias – Foram muitos entraves e uma espera que fez muita gente desacreditar que seria possível ter um campus em Joinville. Mas agora vai. Tivemos que correr um pouco da chuva, mas finalmente está tudo adiantado e estamos mais perto de realizar esse sonho.

A Notícia – A previsão para o começo das aulas no campus continua sendo durante o primeiro semestre de 2014?

Acires Dias – Tivemos algumas mudanças nas datas previstas, mas nada que vai afetar tanto o nosso cronograma. A expectativa é que em março de 2014, os alunos já estejam estudando no novo campus. Em setembro devem encerrar as obras de fundação e estrutura e começar as obras complementares. Em dezembro, o esqueleto, a parte rústica, deve estar pronto.

A Notícia – Com a inauguração do novo campus, quais os próximos passos para a direção do centro?

Acires Dias – Temos um terreno de mais de um milhão de metros quadrados. Ou seja, temos espaço de sobra para ampliarmos ainda mais o número de alunos e também o número de cursos oferecidos, como administração e contabilidade. Acho também que este espaço será importante para discutir a questão da mobilidade. É importante estarmos sempre pensando no futuro.

Fonte: Jornal A Notícia – 4 de maio