Conheça as bolsas de intercâmbio da UFSC

14/05/2012 09:20

A Universidade Federal de Santa Catarina oferece a oportunidade de estagiar e conhecer novas culturas, por meio dos programas de intercâmbio coordenados pela Secretaria de Relações Internacionais. Há duas modalidades de intercâmbio para os graduandos da UFSC: Acadêmico e Programa com apoio financeiro. Por semestre, mais de 150 alunos recebem o benefício para estudar no exterior. Portugal e Espanha são os destinos mais frequentes dos acadêmicos da UFSC.

As despesas do graduando variam conforme o país e programa de intercâmbio. Alunos selecionados para o intercâmbio acadêmico arcam com os custos para viagem, estadia e alimentação. O benefício é a isenção das despesas acadêmicas. Estudantes escolhidos para os programas de intercâmbio com apoio financeiro recebem subsídios que variam conforme o edital.

Por meio de um programa com apoio financeiro, a aluna de Design Gráfico Maíra Gomes Prestes estudou Graphic Design na Wayne State University, em Detroit, nos Estados Unidos. Liderando a equipe de design, desenvolveu o site de um projeto da General Motors, para criar um carro elétrico. “Acredito que estudar em uma universidade, na sua área de atuação, é mais proveitoso que o intercâmbio não acadêmico, porque você é tratado de igual para igual por outros profissionais da área, tem liberdade e ganha muito mais maturidade pessoal e profissional”, considera a graduanda.

Há outras opções além das oferecidas pela Secretaria de Relações Internacionais da UFSC. Entidades globais e sem fins lucrativos, como a Aiesec, oferecem programas de intercâmbio para jovens e universitários. Os interessados passam por uma seleção, contribuem com uma taxa para a manutenção do escritório local (o valor depende do programa escolhido) e são responsáveis pelas despesas de viagem. A entidade oferece suporte para estadia e alimentação, junto aos escritórios da instituição em outros países. Mais de 70 alunos da UFSC participam das atividades da Aiesec em Florianópolis.

A graduanda em Jornalismo Francisca Nery foi aprovada no processo seletivo da entidade e participou do programa Cidadão Global, que promove ações sociais em países em desenvolvimento. A estudante viajou entre janeiro e fevereiro de 2012 para a Hungria, trabalhando como professora de inglês para crianças entre dois e quatro anos. “Vivi um choque cultural, mas tinha a responsabilidade de um compromisso social, superei as dificuldades e percebi a evolução das crianças no inglês. Causei um impacto positivo em outro país”, avalia com orgulho Francisca.

Programa de intercâmbio acadêmico
Em todos os semestres são oferecidas bolsas de estudos para universidades conveniadas. A UFSC tem convênio com 160 universidades em quatro continentes. Os estudantes que participam desta modalidade de intercâmbio são isentos das mensalidades das instituições de ensino estrangeiras, mas responsáveis por despesas de viagem, estadia e alimentação. Os convênios funcionam por acordos bilaterais. Em média, 150 alunos recebem a bolsa, enquanto o mesmo número de estudantes estrangeiros tem a oportunidade de estudar na UFSC.

O período de inscrição para este programa de intercâmbio encerrou no dia 31 de março. Os alunos que participam podem permanecer até dois semestres letivos consecutivos sob o benefício da bolsa. Os procedimentos para participar da próxima seleção estão no site http://sinter.ufsc.br/intercambio-internacional-aluno-ufsc/procedimentos/

Programas com apoio financeiro
Alunos de graduação podem se inscrever, por meio de edital, para bolsas oferecidos em parceria com programas governamentais ou de empresas privadas. Os benefícios variam conforme a proposta do programa.

– Escala Estudantilprograma de intercâmbio científico e cultural de alunos entre as instituições da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu (AUGM). Durante um semestre letivo, o aluno permanece na universidade, sendo desta a responsabilidade por alimentação e hospedagem. As inscrições encerram neste domingo, 13 de maio . No primeiro semestre letivo de 2012, 10 alunos da UFSC foram beneficiados com a bolsa, e destes sete estão na Argentina. A UFSC recebeu o mesmo número de alunos estrangeiros por meio do programa Escala Estudantil.

– Santander Ibero-Americano: Por mérito acadêmico, o programa promove a mobilidade de estudantes da graduação que tenham dificuldades econômicas, para países ibero-americanos. A UFSC receberá cinco bolsas para um semestre letivo no México. A bolsa tem o valor de R$ 6.787,50.

– Ciência Sem Fronteiras: Promovido em conjunto pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), o projeto prevê a distribuição de 75 mil bolsas para graduandos e pós-graduandos de todo o Brasil. As inscrições terminaram no dia 7 de maio.

Programas de intercâmbio da Aiesec
– Talentos globais:
Para universitários ou recém-formados que atuam na área de gestão, engenharias e tecnologia da informação que podem realizar atividades remuneradas em empresas de diferentes setores no exterior.

– Cidadão global: Intercâmbio para conviver e interagir com culturas diferentes por meio do trabalho voluntário.

Mais informações:
– Secretaria de Relações Internacionais da UFSC / sinter.ufsc.br/ (48) 3721-8739
– Aiesec http://www.aiesec.org.br/florianopolis/ 3024 0331

Por Mateus Bandeira Vargas / Bolsista de Jornalismo na Agecom