UFSC demonstra barco solar na Rio + 20

18/06/2012 09:15

A UFSC participa com um estande na Rio+20, com apresentação de projetos na área de tecnologia solar fotovoltaica. A principal iniciativa em demonstração é um barco solar que será utilizado para atender a comunidade ribeirinha de Santa Rosa, nas proximidades de Belém (PA).

Capacidade para 22 pessoas sentadas e será usado para transporte de estudantes em Belém (PA)

O desenvolvimento da embarcação é financiado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, CNPq e INCT EREEA (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia), no âmbito do projeto “Energia solar fotovoltaica aplicada ao transporte e a atividades produtivas na Amazônia”.

Concebido pelo grupo Fotovoltaica-UFSC o projeto conta também com o apoio institucional e técnico do Instituto IDEAL, Weg, Holos e Eletrobras. O barco solar apresentado na Rio+20 está em fase de finalização e, após concluído, terá capacidade para 22 pessoas sentadas,  potência de 4 kWp de módulos solares fotovoltaicos,  banco de baterias no próprio barco (para armazenar a energia gerada pelos módulos e gerando autonomia para cinco horas de navegação), entre outras características.

Será utilizado principalmente para buscar crianças em suas casas e levá-las ao centro educacional que atende Santa Rosa – e conduzi-las de volta ao final da aula. Também poderá ser usado para transportar a produção local.

A comunidade de Santa Rosa está localizada no Furo do Nazário, Ilha das Onças, município de Barcarena, no estado do Pará. Fica a aproximadamente 12 km da sede municipal e a 4 km de Belém.

Atualmente os alunos que estudam na escola da comunidade cursam da 1ª a 9ª série do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino, sendo que o trajeto escola‐casa‐escola tem sido realizado por cerca de 40 pequenas embarcações contratadas pela prefeitura local. Saindo de Belém, utilizando o transporte fluvial, é possível chegar à escola em cerca de 30 minutos.

Além dos módulos solares fotovoltaicos na cobertura do barco, no atracadouro junto à escola será construída uma oficina solar com potência instalada 16 kWp e banco de baterias. Nela serão incorporados equipamentos elétricos para a fabricação de gelo, com o objetivo de proporcionar à comunidade um meio de agregar valor e acondicionar de forma apropriada produtos como pescado e outros alimentos perecíveis. Será instalado também um sistema de purificação de água por luz UV, além de ferramentas elétricas básicas.

Quando o barco atracar, ele poderá complementar o carregamento de suas baterias conectando sua “tomada” ao terminal elétrico da oficina solar. Assim a embarcação terá um banco extra de armazenagem de energia, que permitirá recarregamento mesmo nos períodos de chuvas, comuns na região.

Evitando o uso de embarcações com motores a combustão, a utilização do barco solar permitirá tanto a redução da poluição por diesel nos leitos dos rios quanto a diminuição no estresse dos animais, já que os motores elétricos são extremamente silenciosos.

Mais informações sobre o projeto em www.fotovoltaica.ufsc.br / / (48) 8408-1498

Fonte: Agecom UFSC