Equipe do CCO/UFSC vence etapa regional de Maratona de Programação

21/09/2012 16:53

A equipe Gargamel’s Team, do curso de Ciências da Computação da UFSC, conquistou o primeiro lugar em Santa Catarina da Maratona de Programação SBC/ACM. No Estado, participaram 44 equipes, oriundas de 11 escolas: UFSC, FURB, Univali, Unisul, UNESC, Udesc, UNOESC, UNIPLAC, Unochapecó e Horus Faculdades. Ao todo, foram 379 equipes, distribuídas em 38 sedes regionais, disputando as 50 vagas disponíveis para a final nacional, que será realizada nos dias 9 e 10 de novembro em Londrina-PR .

A prova era composta de 12 questões, envolvendo temas diversos, como geometria, programação dinâmica, minimax, números inteiros, otimização, processamento de strings e grafos. As questões foram as mesmas para todas as 38 sedes regionais e as equipes tiveram cinco horas para resolver o teste. Apenas duas equipes resolveram dez questões e 14 equipes resolveram mais do que seis questões. O resultado desta primeira etapa classificou para a final nacional duas equipes catarinenses, a da UFSC, formada pelos alunos Gabriel Arthur Gerber Andrade (CCO), Gabriel Garcia Gava (CCO) e Vinícius Abouhatem (MTM, ex-aluno do CCO), com seis problemas resolvidos; e a equipe Spanish Inquisition, da UDESC, com três problemas resolvidos.

Na final nacional vão ser selecionados seis times para representar o Brasil na final mundial da Maratona, a ICPC – International Collegiate Programming Contest, organizada e patrocinada pela IBM e ACM.

Fonte: Notícias INE