Congresso vai discutir a necessidade de planos diretores municipais baseados em Cadastro Técnico Multifinalitário

26/09/2012 11:50

O 10º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial – COBRAC 2012 será realizado dos dias 7 a 11 de outubro, no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis. É organizado pelo LabFSG e pelo GTCadastro, grupo de pesquisa fundado pelo Professor Carlos Loch, do Departamento de Engenharia Civil da UFSC. O Cadastro Técnico Multifinalitário pode ser entendido como um sistema de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana, constituído por uma componente geométrica e outra descritiva que lhe conferem agilidade e diversidade no fornecimento de dados para atender diferentes funções, inclusive a de planejamento urbano (BLACHUT et al, 1974).

O COBRAC tem periodicidade bianual e conta com a participação de personalidades de nível internacional relacionadas à Temática do Cadastro Técnico Multifinalitário – CTM e de Gestão Territorial. Neste ano, serão discutidos temas como a necessidade de se programar planos diretores municipais baseados em CTM, tendo-se o apoio e a participação do Ministério da Integração Nacional, das Cidades, do Planejamento e da Reforma Agrária. Ao mesmo tempo, existe o objetivo de renovar motivações, para que os congressistas continuem desenvolvendo seus trabalhos em seus campos de atuação na sociedade, contribuindo para a instauração da Mentalidade de CTM nacionalmente, no Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e/ou no CONESUL e na América Latina, comprometidos com uma cartografia de qualidade.

O tema do COBRAC-2012 “Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial: Formação de Pessoal para as Instituições Públicas” vai ser discutido nas sete mesas redondas organizadas e contará com a participação de representantes de órgãos públicos, como institutos e prefeituras. Também vão participar profissionais financiados pela Rede CYTED (PROGRAMA IBEROAMERICANO DE CIENCIA Y TECNOLOGIA PARA EL DESARROLLO), entre eles alemães, espanhóis, portugueses, cubanos, mexicanos, guatemaltecos, argentinos e equatorianos, o que proporciona a interação da União Européia na área de Cadastro Técnico Multifinalitário com o Comitê Latino Americano de Cadastro Técnico Multifinalitário.Por tratar de um tema multidisciplinar, o congresso é um espaço que permite participação abrangente: estudantes de diversos cursos de graduação, mestrado, doutorado, pesquisadores e profissionais de instituições nacionais e internacionais, além de empresas e órgãos públicos que trabalham com cadastro, cartografia, sensoriamento remoto, geoprocessamento e fotogrametria.

“Neste momento o país precisa e deve mostrar à população que possui tecnologias e ferramentas adequadas para gerir o território brasileiro e suas riquezas. A população, de um modo geral, pede transparência aos gestores no sentido de saber onde e como são investidos os recursos financeiros dos impostos arrecadados pelo governo. É justamente neste ponto que a utilização das ferramentas científico-tecnológicas vem agregar o conhecimento adquirido das instituições de ensino e pesquisa e a experiência dos órgãos públicos e privados, em prol de uma sociedade mais justa e do direito ao cidadão de uma política de investimentos governamental mais transparente. O CTM vem ao encontro desta necessidade. É preciso desenvolver e implementar políticas cadastrais, de forma a obter-se dados acerca da realidade do território”, afirma a Professora Paola Beatriz May Rebollar, uma das organizadoras do COBRAC.

As inscrições podem serfeitas até a data do Congresso.