Chefes de Departamento: Jucilei Cordini – ECV

22/10/2012 09:57

O Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico está desenvolvendo uma série de entrevistas com os Chefes dos Departamentos de Ensino do CTC. A cada semana será publicado um perfil, e para dar continuidade à série, o Professor Jucilei Cordini, chefe do Departamento de Engenharia Civil, fala sobre suas atribuições.

O Professor Jucilei Cordini possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado e doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná. Contando com a época de aluno, já são 40 anos na UFSC, o que lhe confere a propriedade de dizer que “conhece um pouquinho da nossa Universidade”.

Esta não é a primeira vez que o Professor Jucilei atua como chefe do Departamento de Engenharia Civil:“Ao longo deste tempo que eu estou na UFSC, perdi a conta de quantas vezes eu participei na colaboração aqui na chefia. Como chefe e como subchefe, coordenador de estágio, coordenador de pesquisa e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Eu estava apto a me aposentar, mas resolvi contribuir mais um pouco aceitando outra vez a chefia do Departamento”.

Ao ser questionado sobre suas motivações para voltar a exercer a função, o Professor destaca algumas demandas ainda pendentes, como a questão do espaço físico; “estamos tentando sensibilizar a Reitoria pra que nos receba e discuta conosco a possibilidade de abrir uma licitação para concluir as obras dos dois blocos do ECV. Ambos foram construídos às pressas com três pavimentos, mas na verdade eles foram concebidos com cinco andares”.

“Nós passamos por um processo de crescimento muito grande, muito positivo em todos os sentidos: ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão. Então resolvemos que estava na hora de começar a pensar em um espaço físico mais adequado e essa é a prioridade do Departamento de Engenharia Civil. Com isso teremos melhores condições de trabalho para todos: professores, servidores e alunos”.

“Estamos tentando, paralelamente à questão do espaço físico, melhorar as condições de trabalho em laboratório, salas de aula e atendimento aos alunos (graduação e pós-graduação). Na medida do possível, nós estamos tentando fazer este trabalho sempre em parceria com a Direção do Centro Tecnológico. É uma parceria importante que não podemos desconsiderar de maneira nenhuma”.

Ao mencionar as qualidades do Departamento, o Professor afirma que houve grande avanço  nos projetos de pesquisa, de extensão e de atendimento à comunidade. “Nós temos dois grupos de alunos que são o PET Engenharia Civil (idealizado e implantado pelo Professor) e o EPEC. Dois grupos de alunos que são orientados pelos professores e que fazem muito bem essa transição entre escola/comunidade sobre todos os aspectos”. Comenta também que “em termos institucionais, dois pontos positivos devem ser distacados: o Departamento é detentor de um quadro sólido de professores, a grande maioria doutores, muitos com pós-doutorado. Muitos com reconhecimento nacional e internacional. Outro ponto a destacar é a quantidade e qualidade dos projetos, tanto de pesquisa quanto de extensão”.

“Temos projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria com inúmeras intituições, envolvendo alunos e professores da UFSC, bem como pesquisadores de outras instituições do país e do exterior. A demanda crescente por projetos em determinadas áreas do conhecimento confere ao Departamento status de vanguarda no cenário nacional”.

O Professor acredita que a sua forma de atuação no Departamento foi o que mais motivou todos os colegas a manter esta parceira com ele: “Eu evito ao máximo o confronto; eu prefiro sempre trabalhar na forma de conciliação e equilíbrio, porque eu acredito que é uma forma mais harmoniosa de se trabalhar. Você evita desgaste desnecessário, mal estar desnecessário.”

Ao avaliar a atual gestão da UFSC, o Professor lembrou que ela teve início conjuntamento com este seu período na chefia, “aprendemos a nos conhecer um pouco, conhecer as pessoas que estavam chegando à nova administração da UFSC, a nova maneira de pensar da UFSC”. Percebe que “no ponto de vista operacional alguns aspectos ainda devem ser melhorados com certeza ao longo da gestão. Um deles é a questão da comunicação”.

“Creio que a atual gestão está muito bem, pelo menos até onde eu conheço e participo das discussões. Está solidamente estruturada a partir do gabinete, coordenado pelo Professor Carlos Vieira. Eu acho que tanto a professora Roselane (Reitora) quanto a professora Lúcia (Vice Reitora), estão bem assessoradas, tem plenas condições de fazer um bom trabalho e elas conhecem muito bem a Universidade”.

Falando da UFSC, o professor destaca a sua importância “não só no cenário local, como no cenário estadual e nacional e também, em muitos aspectos, no cenário internacional. Hoje eu acho que a UFSC tem uma função social muito grande e nós, enquanto professores, funcionários e alunos temos uma responsabilidade muito grande de manter essa instituição com o status que ela alcançou com tanto esforço”.

Texto: Patricia Siqueira

Entrevistas com outros chefes de Departamentos.