Equipe de estudantes de engenharia vence Competição SAE Brasil de Aerodesign

08/11/2012 11:09

Comemoração da equipe CÉU AZUL, pela conquista do primeiro lugar na Classe Micro.

A Equipe Céu Azul Micro, sediada na Engenharia Mecânica e composta por oito integrantes de diversas Engenharias da UFSC, projetou e construiu a aeronave vencedora da categoria micro da XIV Competição SAE Brasil de AeroDesign. O desafio é criar uma aeronave cargueira capaz de alçar voo com o maior peso possível. Para somar à pontuação do voo, os juízes, engenheiros da Embraer, atribuíram uma nota ao relatório do projeto, que especificava como o modelo foi construído e as razões das escolhas de suas configurações.

A Equipe somou 356,02 pontos e a conquista do primeiro lugar, em concorrência com outras vinte equipes, lhe confere o direito de representar o Brasil na final mundial, a SAE AeroDesign East Competition, que será realizada em março de 2013, em Fort Worth, EUA e reunirá equipes da América do Norte e Europa. Ao todo, 98 equipes participaram da competição, com 1342 alunos, de Universidades e Institutos de todo o país. Também participou uma instituição canadense, já que a competição foi aberta à América Latina e outros continentes.

O Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Orientador da Equipe Céu Azul Micro, Françoá Horn, enfatiza a importância de a premiação ter sido conquistada por um grupo que não tem formação específica para a aeronáutica, como os concorrentes provenientes do ITA, USP São Carlos ou UFMG. Comenta também a dimensão da conquista: “É uma questão de confirmação. Nós temos a Engenharia Mecânica da UFSC como uma das melhores do país e isso serve mais uma vez para mostrar o bom nível dos profissionais que estudam aqui e que serão formados por esta instituição”.

Segundo o Professor, a multidisciplinaridade do projeto proporciona aos alunos a oportunidade de ter contato com diversas áreas de conhecimento. “Esta gestão de projeto não se aprende no curso, vai se aprender na vida, trabalhando em uma empresa. Isto é um diferencial, bem como o trabalho em equipe. Fazer convergir conhecimentos diferentes para se ter um produto final que responda às premissas de projeto as quais foi concebido, respeitar opiniões e confiar no trabalho do outro. Se um desses componentes não executar com perfeição a sua parte, a aeronave inteira vai cair, independente da qualidade dos outros”.

Françoá Horn explica que a aeronave é projetada exatamente da mesma forma como seria feito com uma aeronave tripulada, “seguindo normas aeronáuticas, realizando testes de materiais durante o projeto todo, testes de configurações, uso de túnel de vento para análise tanto de sistema propulsor, motor, hélice, e depois teste de voo. Os cálculos são feitos, salvando-se a escala, exatamente como os que são feitos para aeronaves de grande porte. Os alunos que se interessam por esse assunto, normalmente ficam nessa área depois de formados”.

A Competição SAE AeroDesignocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International. A partir de 1999 esta competição passou a constar também do calendário de Programas estudantis da SAE BRASIL. A Competição SAE BRASIL AeroDesigné composta por três categorias distintas: Micro, Regular e Advanced, com requisitos específicos aplicáveis a cada uma destas. De maneira geral, a Categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Micro e Advanced dão maior liberdade de projeto às equipes.

Texto: Patricia Siqueira