Palestra com Professor de Universidade norte-americana sobre sistemas multi-agentes

14/11/2012 17:15

O Professor Márcio Santos de Queiroz, da Louisianna State University (LSU) – EUA, vai estar na UFSC no dia 21 de novembro para realizar palestra sobre “Controle de Formação de Sistemas Multi-Agentes para Aplicação a Veículos Autônomos”. O encontro vai ser feito no Auditório do Pólo, no Departamento de Engenharia Mecânica, às 10 horas da manhã e é aberto à comunidade acadêmica.

Descrição técnica da palestra:
A área deste trabalho refere-se à aplicação de sistemas multi-agentes a redes de veículos autonômos (terrestres, aquáticos e/ou aéreos) que operam de maneira coordenada. Esta ideia é inspirada no comportamento coletivo de sistemas biológicos na natureza como, por exemplo, bando de pássaros, cardume de peixes e colônia de abelhas. Esta palestra é dedicada ao controle decentralizado de formação de sistemas multi-agentes. A Teoria de Grafos Rígidos é uma ferramenta natural para descrever a topologia da formação de sistemas multi-agentes, assim como a rede de comunicação e sensoreamento entre os agentes. Usando o modelo integrador-único para o movimento dos agentes, propõe-se leis de controle que estabilizam assintoticamente as distâncias entre os agentes para as distâncias desejadas. Esta abordagem explora a rigidez infinitesimal e mínima do grafo que modela a formação. A análise, baseada na teoria de estabilidade de Lyapunov, mostra que essas duas propriedades são necessárias para a estabilidade assintótica. Controladores são formulados para os problemas de aquisição da formação dos agentes, manutenção da formação e rastreamento de alvos. Simulacões computacionais usando MATLAB destes três controladores, com animações do movimento coordenado dos veículos, serão apresentadas.

Biografia do palestrante:
Marcio de Queiroz é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Católica Universidade do Rio de Janeiro e Doutorado em Engenharia Elétrica por Clemson University, EUA. Fez Pós-Doutorado no Laboratório de Máquinas Rotativas e Controle da University of Virginia, EUA. De 1998 a 2000 foi Professor Visitante no Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Polytechnic Institute of New York University, EUA. Desde 2000 é Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial da Louisiana State University, EUA, onde atualmente detém a cadeira de Roy O. Martin Lumber Company Professor. Sua pesquisa abrange os temas de teoria e aplicação de controle não-linear, mancais ativos magnéticos e hidrodinâmicos e modelagem e controle de sistemas biológicos e biomédicos. É editor associado do IEEE/ASME Transactions on Mechatronics e IEEE Transactions on Automatic Control.