Participação do CTC na Semana de Pesquisa e Extensão

21/11/2012 22:08

A 11ª Sepex teve início nesta quarta-feira, 21 de novembro, e entre os 165 estandes homologados, o Centro Tecnológico está sendo representado com as seguintes atividades:

PET Arquitetura e Urbanismo – O objetivo do estande é trazer a noção do “ser arquiteto”, mostrar as diferentes fases da atuação do profissional, através de exposição de maquetes, brinquedos e jogos, principalmente para atrair a atenção das crianças que visitam a feira. Também estão sendo expostos trabalhos de pesquisa realizados pelo grupo.

Pet Engenharia Elétrica – Visa apresentar o PET como uma possibilidade de atuação dentro do curso de graduação, com foco principal nos alunos que pretendem ingressar na UFSC. Apresenta também os projetos desenvolvidos pelo grupo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

PET Metrologia e Automação – Mostra os projetos realizados pelo grupo e pretende apresentar à população a existência de um grupo de capacitação de alunos em ensino e pesquisa.

Engenharia de Controle e Automação/DAS – Este estande trouxe projetos de todo o departamento e mostra em conjunto diversas áreas de pesquisa, com estruturas de projetos, plataformas de laboratórios, equipamentos com que se trabalha em nível de pesquisa e projetos de robótica. Busca atrair a atenção de alunos para o que é desenvolvido no curso.

GTHidro – O Grupo de Pesquisa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental está expondo o trabalho realizado ao longo deste ano: Os resultados do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20 e o trabalho desenvolvido durante a disciplina optativa Governança de Bens Comuns, com estudantes haitianos. Também é responsável pela Geodésica da SEPEX e pela Oração pelo Planeta, que será realizada às 18h do dia 22 de novembro.

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – O objetivo é evidenciar a importância para a comunidade das pesquisas realizadas e dar visibilidade às duas linhas de pesquisa do programa: Métodos e Técnicas aplicadas ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo; e Comportamento Ambiental dos Espaços Urbanos e das Especificações.

Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental – Oferece o conhecimento dos serviços realizados pela empresa, como os de Aproveitamento de Água da Chuva, Tratamento de Água e Efluentes, Gestão de Resíduos Sólidos, Neutralização de Gases de Efeito Estufa, Projetos Hidrossanitários. Pretende atrair clientes em potencial com esta mostra.

Laboratório de Inovação – Vinculado diretamente ao CTC, tem professores das Engenharias Mecânica e de Automação, e a presença na 11 º Sepex pretende divulgar os projetos realizados pelo laboratório. Estão sendo apresentados dois protótipos modelo e os projetos relacionados aos veículos.

Instituto de Engenharia Biomédica (IEB-UFSC) – Divulgação da área de pesquisa biomédica que se realiza no CTC, os trabalhos que os alunos desenvolvem em mestrado, doutorado e iniciação científica. Visualização destas pesquisas às outras áreas de conhecimento não tecnológicas que poderiam tirar proveito do trabalho realizado.

Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – O estande do grupo vinculado à Engenharia Civil está expondo o Atlas Interativo de Desastres Brasileiros, que mapeia todos os desastres já ocorridos no Brasil e que é útil para as tomadas de decisões dos governos e Defesa Civil.

A Sepex é realizada no Centro de Convivência da UFSC e se estende até o dia 24 de novembro, sábado, sendo aberta à visitação de toda a comunidade interessada.