Chefes de Departamento: Fernando Simon Westphal

13/02/2013 17:42

O Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico está desenvolvendo uma série de entrevistas com os Chefes dos Departamentos de Ensino do CTC.  A cada semana será publicado um perfil e, para dar continuidade à série, o Professor Fernando Simon Westphal, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, fala sobre suas atribuições.

O professor Fernando Simon Westphal possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Após concluir o doutorado em 2007, abriu uma empresa de consultoria e morou em São Paulo por três anos. Em 2010 retornou para Florianópolis e ingressou no corpo docente da UFSC onde atua, principalmente, nas áreas de eficiência energética e desempenho térmico.

Com apenas seis meses como professor da UFSC, tornou-se coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, passou a acompanhar as demandas dos estudantes e a ter mais contato com a direção do Centro Tecnológico. “Eu vi a dificuldade de coordenar um curso, que depende de outros departamentos, que às vezes não está alinhado com o mesmo objetivo do curso, que é atender os alunos”, explica. Westphal deixou a coordenação em agosto de 2012 para assumir a chefia do departamento.

Uma das primeiras atividades como chefe foi conhecer a legislação da Universidade e do Departamento, com o objetivo de cumprir o que está escrito no regimento. Para ele, o departamento funciona como uma empresa e o corpo docente como recursos que devem ser alocados em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Um dos desafios da gestão é aprovar um regimento interno que regulamente os horários que os professores se dedicam a pesquisa, de forma que as horas voltadas à pesquisa do próximo semestre sejam definidas com base na produtividade do semestre anterior, como por exemplo, a publicação de capítulos de livros e artigos científicos. Dessa forma seria possível colocar alguns professores dedicados à pesquisa e outros no ensino das disciplinas oferecidas pelo curso.

Outro objetivo de Westphal é montar uma comissão de pesquisa e outra de extensão para avaliar o teor dos trabalhos desenvolvidos. “Todo o grupo deve fiscalizar todo o grupo, para com autocrítica verificar o que é interessante para a equipe, para conseguir fazer um curso e um departamento melhor”, declarou.

Quando questionado sobre os pontos positivos de chefiar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, o professor afirma que “a equipe é muito boa, os professores são inteligentes e competentes. O lado negativo é fazer a turma trabalhar pelo conjunto”.

Texto: Rosângela Menezes

Entrevista: Patricia Siqueira

Foto: Henrique Almeida

Entrevista com outros chefes de Departamento