Equipe UFSC Baja SAE participa de competição em Piracicaba

14/03/2013 14:15

A Equipe UFSC Baja SAE está a caminho de Piracicaba, rumo a 19ª Competição Baja SAE Brasil – Petrobrás, que começa nesta quinta-feira, 14 de março, e vai até domingo, dia 17. O time de Florianópolis vai participar com dois protótipos, um deles é o UFSC Puma, vencedor da Etapa Sul da Competição em 2012, conhecido por ser um dos veículos mais velozes da maratona, o “saltador”, já o segundo é o UFSC Jaguar, considerado o mais confortável.

Na competição, vence o protótipo que tiver a maior pontuação. Oitenta e uma equipes concorrem ao pódio e buscam o máximo de 1000 pontos dispostos em provas dinâmicas, valendo 650 pontos, e estáticas, 350 pontos. A competição se inicia com a apresentação das equipes e, em seguida, já é realizada a prova de segurança, um processo de inspeção feito para a verificação das especificações do regulamento da maratona, em busca da proteção do piloto e das pessoas que estarão por perto.

Um dos momentos mais esperados da maratona é o enduro, sendo a prova, aberta ao público, em que os veículos vão mostrar sua força e se sujar de muita lama! No enduro, os protótipos devem dar voltas na pista por quatro horas, provando a sua resistência em velocidade.

O capitão do protótipo UFSC Puma, Artur Henrique de Lima, tem boas expectativas para o Baja SAE Brasil: “O desempenho está muito bom. A gente quer mostrar realmente um produto viável, um produto atraente. A equipe está muito focada para o nacional.” Thiago Rios, capitão do UFSC Jaguar, também está bastante otimista. “O carro está pronto, já foi testado no Baja Sul. Fizemos alguns acabamentos da competição regional para a nacional e esperamos alcançar um ótimo resultado”.

As equipes que ficarem no pódio (1º, 2 º e 3º lugar) do Baja SAE Brasil também terão a oportunidade de participar da maratona internacional, nos Estados Unidos. A Equipe UFSC Baja existe desde 1997 e, hoje, é composta por estudantes de Engenharias de Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Produção Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Fonte: Notícias UFSC