Aumenta a procura de estudantes pelos cursos de Engenharia

16/04/2013 12:48

No último domingo (14), o jornal a Folha de S. Paulo publicou uma matéria sobre o aumento de calouros nos cursos de Engenharia. Nos últimos 5 anos o número de estudantes subiu de 95 mil para 227 mil, ultrapassando inclusive a quantidade de alunos ingressantes no curso de Direito. A publicação ressalta também que esse aumento não supre o déficit de profissionais no mercado, pois menos da metade dos calouros conseguem concluir o curso.

Na UFSC essa realidade não é muito diferente. Nos últimos 10 anos o número de estudantes inscritos no vestibular para os cursos de Engenharia aumentou 31,16% enquanto a procura pelo curso de Direito reduziu 15,52%. O curso de Engenharia Civil, por exemplo, deu um salto de 687 vestibulandos em 2003 para 2.058 em 2013, na classificação geral. Para o coordenador da Engenharia Civil Glicério Trichês esse aumento aconteceu pelo aquecimento da economia brasileira e a expansão do agronegócio. De acordo com o professor o país tem problemas com a falta de infraestrutura para o escoamento da produção e por isso é necessário construir mais rodovias, ferrovias e portos. “Os estudantes do ensino médio devem estar sendo alertados pela carência de engenheiros no mercado de trabalho, acredito que a procura dos estudantes para o curso de engenharia aumente ainda mais”, afirmou.

Além disso, novos cursos foram criados na universidade o curso de Engenharia da Computação e Eletrônica no Campus de Florianópolis, Engenharia de Energia em Araranguá, Engenharia Florestal em Curitibanos e Engenharia Aeroespacial, Automotiva, Ferroviária e Metroviária, Mecatrônica, Naval, Infraestrutura e Transporte, Engenharia e Logística no Campus de Joinville